quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Polícia investiga esquema de corrupção em licitações para compra de alimentos fornecidos a casas prisionais no RS

Operação ocorre na manhã desta quinta-feira (1º) em São Lourenço do Sul. Suspeita é que empresas combinavam valores para sempre vencer licitações para a prestação dos serviços. Uma pessoa foi presa.



A Polícia Civil cumpre, na manhã desta quinta-feira (1º), cinco mandados de busca e apreensão em São Lourenço do Sul, no Sul do Rio Grande do Sul, dentro de uma investigação que apura um esquema de corrupção em licitações para compra de alimentos fornecidos a casas prisionais no Rio Grande do Sul.

De acordo com o delegado Otto Ritter, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os alvos são sedes de empresas e residências de empresários suspeitos de envolvimento no crime. Houve a apreensão de documentos, celulares, computadores e a prisão de uma pessoa por porte ilegal de arma de fogo.


"Empresas teriam agido mediante conluio, no intuito de formar 'grupo econômico' voltado a fraudar o caráter competitivo em pelo menos cinco pregões eletrônicos e manter, com isso, o maior número de objetos contratados junto ao mesmo núcleo empresarial", explica Ritter.

Na prática, proprietários de duas empresas combinavam previamente valores a serem oferecidos na concorrência pública do serviço, o que configura fraude. Além disso, os valores eram sempre abaixo do de mercado, o que garantia a vitória e impedia contratação de outras empresas. Apesar disso, o esquema causou prejuízo aos cofres públicos – o valor não foi divulgado pela polícia.

A suspeita recai sobre cinco licitações que ocorreram em 2019 e outras quatro a partir desse ano. O esquema foi descoberto pela Secretaria de Estado de Planejamento, Governança e Gestão.

G1


Um comentário: