sábado, 19 de novembro de 2022

Campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher começa neste domingo

 O enfrentamento à violência de gênero contra a mulher, no Brasil, ganhará mais força, nos próximos dias, com a intensificação de ações na área em todo o país. Neste domingo, 20/11, terá início a Campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, liderada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca reconhecer os riscos e a vulnerabilidade e conscientizar homens e mulheres de diversas idades, compartilhando reflexões e informações.

O movimento busca sensibilizar a sociedade para o tema, sobretudo no Judiciário, e se inspira na ação mundial denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, que se iniciou em 1991, intitulada “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.

No Rio Grande do Sul, além de audiências e julgamentos concentrados, as Comarcas realizarão eventos de conscientização sobre o tema. A Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do TJRS promoverá ações durante a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

A ação se encerra em 10/12/22. (TJ-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário