quarta-feira, 18 de outubro de 2017

SITUAÇÃO DO RIO SÃO LOURENÇO FOI TRATADA COM SERIEDADE E RESPONSABILIDADE PELOS GOVERNOS DO PT EM SÃO LOURENÇO DO SUL

Sobre a afirmação de que NADA foi executado nos últimos anos pela Administração Municipal Governo de Todos (2005-2016), dos prefeitos Zé Nunes e Daniel Raupp, cabe destacar o intenso esforço desenvolvido de forma integrada pelas secretarias e coordenadorias municipais e vereadores sob coordenação do Gabinete do Prefeito. Muitas conquistas foram divulgadas a participação dos lourencianos e lourencianas nos últimos anos em prevenção e resposta em defesa civil. Nosso compromisso é com a verdade e com São Lourenço do Sul.


O Papel do Partido dos Trabalhadores nas dragagens do Rio São Lourenço

O Partido dos Trabalhadores (PT) nem havia assumido a Prefeitura, quando na gestão do então Governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, em 2001, houve a dragagem dos 1.800 metros do Canal de Acesso do Rio São Lourenço, através do trabalho do então vereador Zé Nunes e do Gerente Regional da Superintendência de Portos e Hidrovidas do Rio Grande do Sul (SPH), Daniel Raupp, que após a enxurrada de 2011 como prefeito em exercício voltou a auxiliar na dragagem do Rio São Lourenço, coordenando a solicitação junto a SPH para batimetria, sinalização e dragagem. Ações fundamentais para minimizar os problemas do Rio São Lourenço, que foram devidamente noticiadas pelo veículos de comunicação do município e região. 
Como prefeito em 2016, Daniel Raupp protocolou junto à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), um ofício solicitando a batimetria do rio São Lourenço, no trecho entre a foz e a captação de água da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). Através da batimetria do rio São Lourenço foi possível diagnosticar quais pontos era preciso a realização do desassoreamento. Essa iniciativa integrou uma série de ações da Administração Municipal Governo de Todos na área de proteção e resposta em defesa civil, visando atender da melhor forma possível a comunidade lourenciana da cidade e do interior.
Uma parceria entre a Prefeitura e Universidade Federal de Pelotas possibilitou que a instituição de ensino, através do Centro de Engenharias, desenvolvesse e apresentasse à comunidade as alternativas em prevenção, assim como as vantagens e desvantagens de cada caso. As alternativas foram apresentadas e debatidas com a comunidade em reuniões.
Em 2011, São Lourenço do Sul enfrentou o maior desastre de sua história, a enxurrada. O município mostrou sua força de superação com a recuperação de sua infraestrutura, acreditando no futuro com esperança e confiança de muitas realizações.


Seguem as ações e investimentos realizados nos últimos anos, conquista de todos os lourencianos

1 - Representação como o único município do RS no Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil. Conselho municipal formalizado e participativo.

2 – DEFESA CIVIL EQUIPADA E ATUANTE, a Administração Municipal Daniel Raupp equipou a Defesa Civil municipal com uma caminhonete com tração 4x4, e equipamentos, como máquinas fotográficas digitais, aparelhos de GPS, além de um barcos e coletes salva vidas, Ação Fundamental, São Lourenço do Sul ganhou na Administração Municipal - Governo de Todos uma estação de monitoramento meteorológica e três pluviômetros automáticos - o que permite acompanhar em tempo real a situação do município, equipamentos que hoje são usados pela atual administração.

Na Administração Municipal - Governo de Todos o município passou a contar com três pluviômetros semiautomáticos e uma estação de monitoramento instalada na ponte do Passo do Candombe, no interior do município, para medição dos níveis de chuva. Integrando o plano de monitoramento do rio São Lourenço, o município recebeu uma nova estação instalada sobre a ponte de acesso ao Camping Municipal em 2016.

3 – DRENAGEM PERMANENTE

A limpeza do rio São Lourenço, arroio Carahá, e das redes de drenagem urbana e valos tem amenizado os transtornos causados pelas chuvas no município e são realizados constantemente, priorizando pontos mais críticos. Mais de R$ 800 mil foram investidos na aquisição de mais de 6 mil canos para reforma e construção de novas redes. Foram adquiridos um caminhão hidrojateador e uma retroescavadeira para potencializar este serviço. O serviço de limpeza das redes de drenagem também pode ser solicitado junto à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. A Prefeitura também investiu na contenção das margens do rio São Lourenço.

4 – PLANO NACIONAL DE GESTÂO DE RISCO E RESPOSTAS A DESASTRES NATURAIS. São Lourenço do Sul foi um dos sete municípios gaúchos contemplados, em agosto de 2012, pelo Plano Nacional de Gestão de Risco e Respostas a Desastres Naturais. Durante dois anos, Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou um mapeamento sobre as vulnerabilidades de São Lourenço do Sul, resultado de amplas pesquisas realizadas junto ao setor público, privado e pesquisas de campo com a comunidade local. Esse estudo foi apresentado à comunidade em julho de 2015, no Clube Comercial, durante o seminário regional amplamente divulgado que abordou a gestão de riscos de desastres e os caminhos para a resiliência.


Na ocasião, o diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Ph. D. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, explicou que a enxurrada que atingiu São Lourenço do Sul em março de 2011 foi um evento extremo e uma exceção, além de salientar a diferença entre o evento ocorrido no município – uma enxurrada, brusca, alto índice pluviométrico em curto período de tempo – e as inundações – alagamentos em menor proporção que ocorrem gradativamente.


5 – CIDADE RESILIENTE. São Lourenço do Sul integra a lista de aproximadamente 375 municípios brasileiros que aderiram à Campanha Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU). Aderindo à campanha, o município tem a oportunidade de compartilhar suas experiências com o mundo inteiro, em uma iniciativa global com mais de 2,6 mil cidades participantes, construindo resiliência e formando uma rede de auxílio e trabalho conjunto com os municípios da região.

6 – RECUPERAÇÃO APÓS FORTES CHEIAS. Conquista de mais de R$ 1 milhão para a recuperação da infraestrutura da orla das praias e também para a ampliação da contenção das margens do rio São Lourenço e do Carahá.

7 – TRABALHO CONJUNTO. Monitoramentos constantes e permanentes das situações, além do acompanhamento e trabalho conjunto da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo – Divisão de Trânsito, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e a Secretaria Especial de Gabinete – Departamento de Comunicação.

8 – ESTUDO PARA BACIAS DE CONTENÇÃO. Com o objetivo de definir ações que visem minimizar o transbordamento do rio São Lourenço, a Administração Municipal - Governo de Todos (2013-2016), realizou uma reunião com a comissão de moradores das margens do rio e engenheiros e técnicos da área, além dos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), do Executivo e Legislativo.
Na oportunidade, os presentes debateram e esclareceram dúvidas sobre duas alternativas: um canal extravasor ou bacias de contenção. Na oportunidade foi definida a execução de projetos técnicos e estudos priorizando as bacias de contenção como alternativa mais viável para amenizar o problema do Rio São Lourenço.
O Partido dos Trabalhadores (PT) trata com responsabilidade e respeito esse tema central para a população de São Lourenço do Sul. Uma ação mal executada poderá agravar os problemas, ao invés de solucioná-los ou minimizá-los. Precisamos seriedade, envolvimento da população, atitude e respeito com a natureza para encontrar soluções estruturais que minimizem os efeitos dos picos de cheia tanto do Rio São Lourenço como da laguna

Nenhum comentário:

Postar um comentário