sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Agricultura familiar destaque em Turuçu

Entre os 21 e 22 de outubro, Turuçu sediou mais uma edição da Festa do Morango e da Pimenta, no Centro de Eventos do município, com realização da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Associação dos Produtores de Morango de Turuçu. Evento tradicional da região, a festividade recebeu mais de 7.000 visitantes no domingo e encerrou com resultados que superaram as expectativas dos produtores turuçuenses, foram comercializadas cerca de quatro toneladas de morango.  
Com diversas atrações, como desfiles temáticos e apresentação de shows nacionais, a feira teve como um de seus grandes destaques o Pavilhão da Agricultura Familiar. Neste ano, o espaço contou com 16 famílias da Associação de Produtores de Morango de Turuçu, seis agroindústrias familiares, um grupo de mulheres artesãs e produtores quilombolas do Grupo da Feira.
De acordo com a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Turuçu, Alessandra Storch, o pavilhão inovou este ano com exposição não só de produtos agrícolas e artesanato, mas também de palestras e pesquisas, com a presença da doutoranda da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carina Estrela, que desenvolve uma pesquisa sobre a viabilidade dos açudes para irrigação do morango junto à Associação de Produtores de Morango de Turuçu, e da nutricionista da rede municipal de ensino, Patrícia Lange, que ganhou o 5º lugar no concurso de Boas Práticas da Agricultura familiar para a Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília. Os alunos Micael Sperling, Daniel Maia, da Escola Municipal Caldas Junior, também participaram expondo uma inovação tecnológica de secador de chá caseiro, que desenvolveram há alguns meses para a feira de ciências da escola.
O evento contou ainda com o espaço da Emater/RS-Ascar que destacou as olerícolas produzidas no município e os resultados da implantação de um Desidratador de Pimenta em uma agroindústria local, que foi uma tecnologia social desenvolvida pela própria instituição. “Muitas pessoas prestigiaram a feira e os produtores ficaram animados com os resultados. É uma ocasião importante, porque divulga a produção local, traz visibilidade às famílias produtoras e facilita a comercialização, através de uma negociação direta com o consumidor”, acrescentou Alessandra.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário