quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Audiência Pública discute legado de Martinho Lutero e comemora 500 anos da Reforma

O mandato do deputado estadual Zé Nunes (PT) promove audiência pública alusiva aos 500 anos da Reforma Luterana neste sábado (21), em São Lourenço do Sul. A atividade inicia às 14 horas, no Salão da Comunidade Bom Jesus da Casa Hartmeister, no 4º distrito, e terá a presença de autoridades eclesiásticas, lideranças regionais, corais, grupos artísticos e representações de empreendimentos de turismo rural de municípios da região da Costa Doce. O objetivo é resgatar a memória deste relevante acontecimento histórico que está sendo comemorado no mundo inteiro e, assim, contribuir com o estreitamento de laços entre Brasil e Alemanha.
O parlamentar promoveu audiência sobre o tema em São Leopoldo, em agosto. O encontro abordou as implicações religiosas, políticas, econômicas e sociais do movimento iniciado com a publicação das 95 teses de Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. O deputado, filho de mãe luterana, lembra que a Reforma foi um grande acontecimento histórico, com profundas mudanças na maneira de pensar a fé, na política, produção, organização dos países. Zé Nunes, autor de um projeto que reconhece o idioma pomerano como de relevante interesse cultural para o RS, ainda frisa o papel dos luteranos na formação das cidades, no padrão de educação e organização das comunidades.
Programação:
Palestra do pastor Roberto Zwetsch.
Tema: Lutero, Justiça Social e Poder político.
Lançamento do dicionário de sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e Colônias Adjacentes -  Dr. Edilberto Luiz Hammes.
Espaço Sociedade Bíblica do Brasil, da equipe de tradutores.
Apresentação de corais.
Exposição e comercialização de produtos do Roteiro Turístico Caminho Pomerano.
Exposição - Projeto Pomervida da EMEF Martinho Lutero.                       
Associação das Artesãs Pomeranas.       
Exposição de Empreendimentos da Economia Solidária.
Apresentação do Grupo Stiepen,  do município de Morro Redondo.
Visitação ao Museu Cultural Picada Pomerana - Casa Hartmeister.

Nenhum comentário:

Postar um comentário