sábado, 22 de outubro de 2016

TURUÇU comemora aniversário neste dia 22 de Outubro

Dados históricos comprovam que tribos indígenas viveram nas atuais terras do município. Turuçu, na língua indígena, quer dizer “águas grandes”, em referência ao Arroio homônimo que lhe empresta o nome, divisa com o município de São Lourenço do Sul.

No ano de 1920, a família do Sr. Arthur Lange mudou-se para a região da Colônia Azevedo. Morando em um rancho aos fundos da Escola Carlos Koseritz,passou a plantar arroz na costa do Arroio Grande. Depois, mudou-se para a Feitoria, onde continuou a cultura agrícola, desenvolvendo, paralelamente,outras atividades: a oficina mecânica e a ferraria. A família ali permaneceu até 1930, ocasião em que se associou a José Halfen no curtume, transferindo o empreendimento para Arroio Grande. A atuação da família assegurou a manutenção dos poucos e rudimentares implementos agrícolas existentes à época.

Aos poucos, foram chegando mais algumas famílias à região. Plantavam e comercializavam seus produtos, principalmente para as cidades mais próximas –Pelotas e São Lourenço do Sul. Em 1935, Arthur Lange fundou uma fábrica de tamancos coloniais e chinelos, que, embora fosse rudimentar, já proporcionava oportunidades de emprego à comunidade. Um ano após, compraria a parte de seu sócio, José Halfen, que fora morar na cidade de Pelotas.

Em janeiro de 1949, foi constituída a empresa Arthur Lange e Filhos Ltda..Durante a década de 50, o empreendimento evoluiu, concentrando suas atividades econômicas no curtimento de couros bovinos e na fabricação de chinelos e tamancos. Cerca de dez anos de sua fundação, a empresa passou também a exportar seus produtos, satisfazendo clientes e consumidores dos cinco continentes.

Um fato importante a se destacar: a construção da rodovia federal, BR 116, no ano de 1960. Como principal via de acesso da região, contribuiu para o desenvolvimento industrial e para formação da Vila Arthur Lange, hoje sede do município de Turuçu.

Turuçu é um município praticamente agrícola com uma cultura diversificada.Destaca-se pelo cultivo da pimenta calabresa, o que faz com que Turuçu seja conhecida como a “Capital Nacional da Pimenta Vermelha”.O município foi criado através da Lei nº 10.649, de 28 de dezembro de 1995, e instalado em 1º de janeiro de 1997.

 O plebiscito de 22 de outubro de 1995 deu votação favorável a emancipação política do distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário