O MEC (Ministério da Educação) anunciou que pretende, por meio do Programa Novo Mais Educação, ampliar a carga horária das escolas públicas brasileiras de ensino fundamental, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos em matemática e português.
A medida entrará em vigor em 2017 e afetará de 15 mil a 40 mil escolas do País, priorizando as que têm piores índices educacionais e que ocupam regiões vulneráveis. O programa foi anunciado no dia 11 de outubro.
De acordo com o MEC, as escolas que fizerem parte da iniciativa poderão escolher entre acrescentar cinco ou 15 horas à jornada semanal dos alunos. Se optarem por adicionar cinco horas, os alunos terão atividades extras de acompanhamento pedagógico em português e matemática, logo antes ou depois do turno em que já estudam, ou concentradas apenas em alguns dias da semana, no contraturno. Caso escolham a ampliação de 15 horas, as crianças e jovens ficarão em período integral no colégio, todos os dias.
A escola receberá auxílio financeiro dependendo do número de alunos que incluirá no programa e da carga horária que escolher. O MEC afirma que, ao todo, serão liberados R$ 400 milhões para o Programa Novo Mais Educação.
Segundo o ministério, as secretarias estaduais, municipais e distrital poderão aderir à iniciativa a partir do dia 17 de outubro – a previsão é de que o processo de seleção de colégios seja concluído em novembro deste ano. O programa ocorrerá de março a novembro de 2017. (AG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário