segunda-feira, 24 de outubro de 2016

VACINAÇÃO DE FÊMEAS CONTRA A BRUCELOSE BOVINA – VACINA B19

 A Brucelose é uma doença zoonótica infecciosa causada pela bactéria Brucella. Atualmente está dividida em seis espécies. Todas são importantes patógenos para os animais (domésticos e silvestres) e o homem, causando a doença chamada, popularmente, brucelose. Todas possuem ação no homem, exceto a B. neotomae e a B. ovis. Bovinos sexualmente maduros, especialmente vacas prenhas, são mais suscetíveis à infecção. A transmissão se faz por contaminação direta pelo contato com fetos abortados, placentas e descargas uterinas. A via de infecção mais frequente é a oral. 
Transmissão 
A brucelose no homem é de caráter principalmente profissional, estando mais sujeitos à infectar-se as pessoas que trabalham diretamente com os animais infectados (tratadores, proprietários, veterinários) ou aqueles que trabalham com produtos de origem animal (funcionários de matadouros, laboratorialistas). Porém, o consumidor também pode ser contaminado, devido à ingestão de carnes mal cozidas, derivados de leite não pasteurizados, produtos lácteos contaminados e seus subprodutos.

Obrigatoriedade da Vacina 
É OBRIGATÓRIA a vacinação de fêmeas da espécie bovina e bubalina, na faixa etária de 3 a 8 meses contra brucelose, com vacinas elaboradas com a amostra 19 de Brucella abortus (B19). É OBRIGATÓRIA a marcação das fêmeas vacinadas, utilizando-se ferro candente, no lado esquerdo da cara, com um V, acompanhado do algarismo final do ano de vacinação. 
Por que é obrigatória a marcação das fêmeas vacinadas com a B19? 
Porque é a maneira mais eficaz de comprovação da vacinação do animal e a única forma de identificarmos que esta fêmea somente deverá ser submetida a teste diagnóstico com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) quando tiver mais de 24 meses de idade. 
Qual é o problema se não houver marcação? 
Além das sanções previstas na legislação estadual e federal, o animal em questão, por não ter marcação que comprove a vacinação, deverá ser submetido a teste diagnóstico de brucelose a partir dos 8 meses de idade. Caso este animal seja reagente positivo (devido a reação vacinal) ele deverá ser eliminado. 
Quem realiza a vacinação? 
Médicos Veterinários Cadastrados, a lista completa esta disponível nas Inspetorias/Pos- tos de Defesa Agropecuária e também no site da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação, http://www.dda.agricultura.rs.gov.br/conteudo/8090/?M%C3%89DICOS_VETERIN%C3%81RIOS_HABILITADOS_E_CADASTRADOS_NO_PNCEBT 


Para maiores informações, entre em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária de São Lourenço do Sul, pelo telefone de contato (53) 3251-1332. Esta unidade atende ao público de Segunda à Sexta, das 8 às 12hs e das 13 às 17hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário