Em torno de 1,6 milhões de pessoas vivem no meio rural do RS, 14,9% da população gaúcha (IBGE/2010). O Estado possui 441.467 estabelecimentos agropecuários, destes 378.543 (85,7%) são agricultores familiares e 62.921 (14,3%) são médios e grandes agricultores. Diante desta conjuntura, o gabinete do deputado estadual Zé Nunes (PT), realiza no dia 8 de julho, Câmara de Vereadores de Pelotas, o Seminário A agricultura familiar no contexto do desenvolvimento regional na Metade Sul.
O evento inicia às 8h com credenciamento, seguido da mesa de abertura, prevista para às 8h30. Às 9h, terá o painel intitulado Avaliação de conjuntura atual e as perspectivas das políticas públicas para a agricultura familiar, com os debatedores deputado Zé Nunes e o engenheiro agrônomo Claudio Fioreze (IF/ Viamão. O segundo painel, previsto para às 11h com, terá como tema Papel, função e desafios da agricultura familiar para se consolidar e avançar como projeto estratégico para a Região Sul, com os debatedores Elemar Wojahn, Daniel Aquini (EMBRAPA) e Gervásio (UNICAFES). Durante a tarde, serão realizados trabalhos em grupos, que serão norteados pela pergunta: Quais os limites, desafios e ações potenciais a serem superados para a agricultura familiar se consolidar como atividade econômica e de desenvolvimento social na região?
As pequenas propriedades representam 84,4% dos estabelecimentos e ocupam 24,3% da área e os médios e grandes representam 15,6% dos estabelecimentos e ocupam 75,7% da área. A realidade gaúcha revela que aproximadamente 67% dos municípios do Estado têm menos que 10 mil habitantes e a base econômica desses municípios é a agropecuária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário