Alunos do oitavo semestre da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizaram a apresentação do projeto de intervenção urbana pela orla do Rio São Lourenço. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (09) na Fazenda do Sobrado e contou com a participação da coordenadora de Cultura, Joice Kaul, da arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Lurdes Schneid e do encarregado pelo serviço externo da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, José Henrique Azevedo, que acompanharam as apresentações dos alunos que traçaram possibilidades de modificação e de intervenção do espaço urbano.
O projeto integra as ações do Núcleo de Estudos da Arquitetura Brasileira (NEAB) da UFPel. Os alunos realizaram mapeamentos e levantamentos das ruas que compreendem a orla do Rio São Lourenço com base na zona de ocupação inicial do município. O projeto é coordenado pela professora Ana Lúcia Costa Oliveira, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela explica que o projeto foi atuante no município de São Lourenço do Sul durante o ano de 2015 e que já contemplou a área da Praça Central Dedê Serpa, ruas que abrigam prédios considerados patrimônio histórico do município e a orla do Rio São Lourenço. Neste semestre o projeto contou com a participação de 27 alunos divididos por ruas e quadras. A professora Ana Lúcia relata que o exercício já foi realizado em 2002 e em 2007 no município, com o levantamento do patrimônio histórico.
O acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo e integrante do projeto, Igor Schwartz Eichholz juntamente com seus colegas de equipe, ficou responsável pelo trecho da Avenida São Lourenço. Ele explica que em seu projeto o grupo optou pela preservação do espaço e da praça presente no local. “Em nosso projeto propusemos a criação de um piso para valorização da paisagem e da atividade da pesca artesanal presente no município. Nosso grupo propôs a criação de uma ‘casa de rede’, como assim o chamamos” – afirma. Igor explica que a “casa de rede” seria composta por um espaço que funcionaria como um ponto turístico de demonstração sobre como são feitas as redes de pescas. “A criação do espaço dinamizaria o turismo e a economia local, além de criar novos empregos durante todo o processo” – completa Igor.
A coordenadora municipal de Cultura, Joice Kaul agradeceu a equipe do NEAB. “Gostaria de agradecer o empenho de toda equipe envolvida nos levantamentos feitos em São Lourenço do Sul. É uma satisfação para todos nós recebermos o projeto em nosso município. É necessário um olhar diferenciado sobre as possíveis intervenções que aqui podem ser feitas. Os alunos levaram em conta a preservação dos patrimônios históricos e dos recursos ambientais que são abundantes em São Lourenço do Sul” - destaca. Joice explica que os projetos serão encaminhados às secretarias municipais de Planejamento e Meio Ambiente; Obras e Urbanismo; Turismo, Indústria e Comércio e ao gabinete do prefeito Daniel Raupp e que as propostas sugeridas pelos alunos são de grande valia para qualificar ainda mais os espaços urbanos em São Lourenço do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário