quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Atenção à vacinação pode evitar ressurgimento da caxumba

Febre e inchaço no pescoço são os principais sintomas

A introdução das vacinas foi um importante avanço para o controle de algumas doenças. Entre as doenças que são evitadas com a correta vacinação está a caxumba. Sendo transmitida através de vírus, a caxumba é a inflamação da glândula parótida, que produz a saliva, e não possui tratamento específico. 

Febre e dor na glândula parótida, que se localiza abaixo da orelha, são os principais sintomas. Estes sintomas podem ser minimizados com orientação de um profissional. O Membro do Comitê de Infectologia e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha, destaca a complicação mais grave da caxumba.

- Em geral é uma doença que benigna, que raramente complica. Mesmo sendo uma complicação rara, cabe salientar a orquite, inflamação dos testículos que pode levar à esterilidade - afirma.

A caxumba pode ser prevenida através da vacinação. A prevenção está inclusa nas vacinas tríplice viral e tetra viral, que deve ser tomada aos 12 e aos 15 meses de idade, respectivamente. As vacinas estão disponíveis na rede pública, inclusive para adultos. 

Sobre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário