segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Reunião, em Pelotas, debateu área da saúde na região

O prefeito Daniel Raupp participou na tarde de terça -feira (14) de uma reunião promovida pela Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas. A atividade reuniu os gestores municipais e promotores de justiça do Ministério Público da região com o objetivo de discutir soluções alternativas para casos de judicialização na área da saúde, assim como a crise financeira enfrentada pelos municípios. O secretário municipal de Saúde, Arilson Cardoso, e o procurador-geral do município, Ivano Spiering, também participaram da reunião.

A mobilização dos prefeitos da região e um diálogo mais próximo com o Judiciário foram as principais possibilidades defendidas pelos presentes, considerando a situação caótica em que se encontra a área da saúde em todo o Estado. Em São Lourenço do Sul, a Prefeitura vem enfrentando dificuldades financeiras devido ao atraso nos repasses do Governo do Estado. Uma série de medidas vêm sendo adotadas pela Prefeitura com o objetivo de reduzir custos e manter os serviços em funcionamento.

A falta de repasses através do Governo do Estado compromete e a execução dos serviços e essa demanda desemboca no Ministério Público, que advoga pela população. Os prefeitos destacaram sua preocupação em esclarecer a situação de dependência do cofinanciamento e o impacto da queda na arrecadação  nas contas públicas.

O coordenador do Centro de Apoio aos Direitos Humanos do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Mauro Sousa, afirmou na ocasião que o governo estadual está negociando uma proposta de soluções a curto prazo, que deve ser definida em um prazo de 10 dias. (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário