A política nacional de direitos dos povos tradicionais foi tema de uma audiência pública promovida pelo gabinete do deputado estadual Zé Nunes, no Salão da Comunidade Evangélica Picada Moinhos durante a última segunda-feira (14). Com o objetivo de traçar metas para manutenção da identidade pomerana presente no município e região, a comunidade participou ativamente na formação de proposta sobre o tema.
A política nacional de direitos dos povos tradicionais foi instituída pelo Decreto Nº6.040, de 07 de fevereiro de 2007, e dispõe sobre a manutenção e o desenvolvimento sustentável destas comunidades. A audiência buscou posicionar os pomeranos da Serra dos Tapes, na região turística da Costa Doce e a comunidade definiu como meta a propagação do ensino do dialeto pomerano nas escolas municipais; a inclusão de novas rotas no roteiro turístico Caminho Pomerano; e a autodeclaração pomerana.
Foto: Valdemar Vieira
Participaram da audiência o prefeito Daniel Raupp; o gabinete do deputado estadual Zé Nunes; o chefe de gabinete do deputado estadual Zé Nunes Zelmute Marten; representação da regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes; Pró-reitora de extensão e cultura da FURG, Lucia Anello; coordenador do núcleo Educamemória da FURG, Carmo Thum; e representantes das igrejas evangélicas de confissão luterana do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário