segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas acontece em São Lourenço do Sul

Durante os dias 9 a 11 de setembro, o município de São Lourenço do Sul reuniu pesquisadores, alunos, entidades e produtores na 9° Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas, realizada no Salão do Galpão Crioulo. O evento teve como tema “O caminho das plantas bioativas: cultivando saberes e fazeres”.  

O objetivo principal da reunião foi integrar diferentes saberes e fazeres relacionados às plantas medicinais, buscando fortalecer, informar, atualizar e capacitar. A assistente técnica da Emater/RS-Ascar, Caroline Crochemore, lembra que a entidade trabalha há mais de 60 anos com as plantas bioativas e enfatiza a relevância que elas possuem. “É importante termos conhecimento das plantas, pois também podemos nos beneficiar delas e, além disso, o uso de plantas medicinais é uma forma de preservar a cultura, são ensinamentos que foram se passando de geração em geração e que não podemos deixar cair no esquecimento”, afirma.
Durante os três dias mais de mil visitantes prestigiaram a Reunião Técnica. No primeiro dia de atividades aconteceu o Painel “Integrando saúde, agricultura e educação”, no segundo “Unindo os elos da cadeia produtiva” e “Conservação e Potencialidades de Uso” e as Oficinas de Plantas Comestíveis, Medicinais, Ritualísticas, entre outras, aconteceram no último dia.
São Lourenço do Sul foi a cidade que recebeu o evento este ano devido à existência de uma política municipal de plantas medicinais e fitoterápicos, que gerou um programa sobre o tema, que busca regastar o conhecimento da população a respeito do assunto e produzir essas plantas no próprio município. A realização é uma parceria da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, Emater/RS-Ascar, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Fepagro, Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário