quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Flamingo-chileno é registrado pela Gestão Ambiental da BR-116/RS

Ave incomum na região foi avistada em uma fazenda no município de Turuçu
       
As características inconfundíveis não passaram despercebidas em meio aos verdes campos da Planície Costeira do Rio Grande do Sul. A beleza única do flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) chamou a atenção da equipe da Gestão Ambiental (STE S.A.) da BR-116/RS durante a 12ª campanha do Programa de Monitoramento de Fauna e Bioindicadores. O animal foi avistado no dia 6 de julho, em uma fazenda no município de Turuçu. Foi o primeiro registro da ave na região desde que as atividades de monitoramento foram iniciadas, em 2012.

                De acordo com o ornitólogo (especialista em aves) da STE S.A., Felipe Bonow, a espécie é encontrada principalmente na porção leste da Lagoa dos Patos e da Lagoa Mirim. “O registro a oestes dessas lagoas é bastante incomum”, afirma. Trata-se de uma ave nativa do Chile, embora possa igualmente ser encontrada em países como Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Argentina.

                Bonow explica que o flamingo-chileno migra para o Rio Grande do Sul durante o inverno em busca de sítios de alimentação. “Foi registrado apenas um exemplar, o que nos leva a acreditar que seja um indivíduo desgarrado ou perdido de algum grupo, já que essa espécie costuma andar em grandes bandos”, acrescenta. A espécie não consta em lista nacional ou regional de conservação, porém é apontada como “quase ameaçada” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário