quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pediatras gaúchos lançam campanha que alerta para cuidados na alimentação infantil

Com o objetivo de chamar atenção das mamães sobre a importância da alimentação saudável durante o período de gestação e de lactação, a Sociedade de Pediatria do RS (SPRS) prepara o lançamento da campanha "Seu filho é o que você come". Pediatra do Comitê de Nutrologia da entidade, Matias Epifanio lembra que uma em cada quatro crianças brasileiras tem sobrepeso. Além disto, cerca de 50% dos bebês com menos de um ano de idade já experimentaram refrigerante. Para o pediatra, estes números mostram a necessidade de campanhas como esta.

- Nosso objetivo com a campanha não é desestimular o aleitamento materno. Bem pelo contrário, queremos incentivar o aleitamento materno e que a mãe tenha uma alimentação saudável. A mãe precisa ter consciência que a falta de alguns alimentos pode fazer com que a criança tenha uma série de problemas no futuro. Estudos já mostraram que até o rendimento escolar pode ser afetado com a falta de nutrientes - destaca Matias Epifanio.

Com o conceito "Seu filho é o que você come", a campanha busca chamar a atenção, de forma impactante, sobre a importância de a mãe manter uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos para desenvolver um feto saudável, bem como estimular hábitos saudáveis na infância que durem a vida toda. Os primeiros mil dias de um bebê, desde a gestação até os dois primeiros anos da criança, são fundamentais para evitar obesidade, hipertensão, diabetes e doenças do coração na vida adulta dele. A campanha, que teve um pré-lançamento na quarta-feira (16/09), e será lançada oficialmente na próxima semana, foi feita em parceria com a Agência Paim Comunicação. 

A maioria dos pais quer desvendar os mistérios da alimentação dos filhos e fazer com que eles sejam saudáveis e comendo frutas, verduras e legumes. De acordo com a médica do Comitê de Nutrologia Sociedade de Pediatria do RS, Berenice Lempek dos Santos, o hábito das mamães durante a gestação e a lactação dos é fundamental para estimular o paladar dos bebês.

- O desenvolvimento das preferências alimentares das crianças inicia-se com uma dieta adequada e variada da gestante. Uma alimentação materna adequada não só favorece o crescimento e o desenvolvimento fetal como também estimula as preferencias na vida pós-natal. Os estímulos sensoriais são advindos da deglutição do líquido amniótico pelo feto, assim, uma mãe que deseja que seu filho "coma de tudo" já deve ir preparando-o intra-útero com sua dieta adequada e variada - explica Berenice Lempek dos Santos.

A pediatra alerta que o segundo grande momento de estimular o paladar dos pequenos é durante a amamentação. A dieta da lactante pode potencializar sabores e aromas do leite materno. A maioria dos recém-nascidos aceitam bem o leite materno pois ele apresenta sabor e aroma semelhantes ao do liquido amniótico. Os bebês já nascem com preferência ao paladar doce e rejeição ao azedo. Isto é uma característica nata que pode sofrer mudanças de acordo com a alimentação oferecida.

Crianças que receberam fórmulas infantis apresentam maior dificuldade na introdução alimentar, pois foram expostas por um longo período a uma dieta exatamente igual ao longo dos dias. Este é um dos motivos pelos quais o aleitamento materno é tão importante para os pequenos. 

Sobre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário