terça-feira, 8 de março de 2022

Caminho Pomerano: A força das mulheres na preservação da cultura

Neste momento quando se comemora e busca-se fazer reflexões no Dia Internacional da Mulher, torna-se obrigatório registrar a dedicação de todas as mulheres que compõem a Associação Caminho dos Pomeranos, que é o maior trading turístico da história de São Lourenço do Sul.

             A presença feminina na Associação supra se constitui atualmente de cerca de 60% das mulheres. São agricultoras, artesãs, professoras, profissionais de turismo e empresarias, que desenvolvem um trabalho de suma importância para a preservação de nossa história e cultura, enquanto geram renda. Na composição da atual diretoria os principais cargos são ocupados por mulheres, o que é uma demonstração inequívoca de liderança nas ações de turismo rural e cultural.

            Portanto, nesta data cabe destacar a dedicação de inúmeras mulheres que com esforço e trabalho como associadas e dirigentes da Associação Caminho dos Pomeranos promovem ações que tornam ainda mais visível o resgate cultural. Estas mulheres estão fazendo a diferença no desenvolvimento de nossa economia, expandindo o nicho de turismo colonial e, sobretudo atuando na valorização da cultura do povo pomerano, um dos mais singulares, bravos e valorosos grupos étnicos que vieram para o Brasil.

            Em breve será lançado o livro “Noivas de Preto” uma saga contra a força da tradição e da lei dos senhores. O livro apresenta uma das mais marcantes e evocativas histórias pomeranas, quando o vestido preto a par do que alguns diziam ser sinal de respeito, e, talvez assim o fosse considerado mais modernamente, mas na sua mais antiga essência era na Pomerânia, um instrumento de rebeldia e semente de uma verdadeira revolução feminina no silencioso e opressivo mundo europeu da Idade Média.

            De modo, que neste Dia Internacional da Mulher o reconhecimento a todas as mulheres de diversas etnias que constroem nosso município, em especial as aguerridas mulheres, que por seu trabalho dão força e energia a Associação Caminhos dos Pomeranos e cujo engajamento se reflete no próprio desenvolvimento de São Lourenço do Sul.

*Jairo Scholl Costa é advogado e escritor.

**Colaboração de Rodrigo Seefeldt, condutor local e acadêmico em Desenvolvimento Rural (UFRGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário