A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia aprovou nosso Projeto de Lei nº 283/2020, que declara como de relevante interesse cultural do RS, o processo artesanal de produção e uso gastronômico do peito de ganso defumado, que integra as práticas alimentares e a tradição culinária típica da etnia pomerana de São Lourenço do Sul e região. Agora a proposta deve ir para apreciação na comissão de mérito, para depois ir à votação em plenário.
A preservação das múltiplas culturas que compõem nosso Estado, e que se manifestam de muitas formas, entre elas a alimentação, é o objeto desta iniciativa. Trata-se de uma afirmação cultural, mas também de resgate e socialização.
Ao longo do tempo, a tradição culinária pomerana foi passada de geração em geração e se manteve, envolvendo, principalmente a produção de alimentos como os diversos tipos de doces e compotas, as cucas e os pães caseiros, a sopa de galinha, o bolinho de batata, o mocotó, a linguiça, e a criação de ganso e seu processamento e uso na alimentação camponesa. Atualmente, quem visita a região pode encontrar em festas típicas, em feiras locais ou diretamente com famílias produtoras.
O produto pode ser encontrado no Caminho Pomerano, rota turística que valoriza a cultura pomerana e que consiste em um roteiro de visitas a diversas famílias rurais, conhecendo a história e a cultura, bem como a gastronomia.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário