sábado, 9 de outubro de 2021

1ª Feira Brasileira do Nióbio,

 O Presidente Jair Bolsonaro participou, na tarde desta sexta-feira (8/10), da cerimônia de abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas, São Paulo. O evento também marcou a inauguração de novas instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CNPEM/MCTI).

A edição inaugural da feira tem o intuito de contribuir para o posicionamento brasileiro no cenário mundial como uma referência na produção, caracterização e aplicação do nióbio. Dificilmente encontrado no resto do planeta, mas em abundância no Brasil, o mineral tem aplicações cada vez mais importantes na indústria global e já pode ser utilizado nos setores automobilístico, de saúde e até mesmo na indústria aeroespacial.

Durante o evento, as autoridades descerraram a placa alusiva à inauguração das novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro de Pesquisa do MCTI. As estruturas serão dedicadas à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e tecnologia.

Foram entregues também cinco novas linhas de luz no Sirius, acelerador de partículas brasileiro de última geração. A tecnologia passará a contar com seis estações de pesquisa que vão contribuir com estudos de ponta em diversas áreas do conhecimento.

"A ciência e tecnologia têm resultado todos os dias. Muitas vezes, as pessoas pensam que o investimento vai demorar 10 anos para ter algum retorno, mas ele retorna agora. A gente acabou de ver uma série de produtos já aplicando esta tecnologia no dia a dia, produtos que, inclusive, salvam vidas", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Ao citar as várias aplicações do nióbio, o Presidente Jair Bolsonaro defendeu os investimentos como fundamentais para o desenvolvimento brasileiro: "Quanto mais tecnologia, mais certeza de sermos um país de sucesso no futuro. O Brasil tem tudo para ser uma grande nação e vamos chegar lá".

Fonte: Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário