Integrando as ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a revitalização da Praça Central Dedê Serpa e o chafariz Octaviano Luiz Pereira serão inaugurados no sábado (11). Durante a quinta-feira (02), servidores da secretaria municipal de Planejamento e Meio Ambiente realizaram o plantio de grama e árvores no ponto de encontro lourencianos. O espaço receberá espécies nativas – como jacarandá, canafístula, guapuruvu, manacá da serra (flor de quaresmeira), coqueiros e aroeira salsa.
Diversos modelos de equipamentos esportivos estão sendo instalados em diversos pontos da Praça Central Dedê Serpa. Concluído em 1971, o Chafariz Octaviano Luiz Pereira é uma das principais atrações do ponto de encontro. A fonte funcionará nos finais de semana, durante a noite, com um show de águas, som e luz, e já foi testada em duas ocasiões. A maior parte das intervenções no local já foi finalizada pela empresa vencedora da licitação, Tratare Construções LTDA, que trabalha nos últimos detalhes da obra.
Foram investidos pela Prefeitura R$ 848.848,58 (oitocentos e quarenta e oito mil oitocentos e quarenta e oito reais e cinquenta e oito centavos) nas obras de revitalização da praça. O projeto foi elaborado pela arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rita Marimon.
A obra compreende a pavimentação das circulações, eliminação de degraus e criação de rampas, drenagem das circulações, união de alguns canteiros – aumentando a área com vegetação e plantio de grama, substituição de árvores exóticas por árvores nativas, plantio de roseiras e azaléias, instalação de luminárias altas e baixas, novos bancos, lixeiras, bicicletários e equipamentos de ginástica ao ar livre. O mobiliário existente e a área de recreação infantil foram reformados. Os sanitários receberão pintura externa e interna. O abrigo de ônibus e o ponto de transbordo do transporte coletivo urbano será instalado em outro local.
Para o lourenciano José Américo Peixoto, a Praça Central Dedê Serpa ficará uma maravilha. “Quando funcionou o chafariz a gente sempre vinha olhar. Na época, com os meus filhos eram pequenos, era muito bom. Agora vai ficar melhor ainda”- afirma. Ele conta que conheceu a praça quando ainda era cercada por bambus. Ele destaca sua felicidade de agora, com os netos, ver o espaço ser revitalizado e o chafariz voltar a encantar a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário