sexta-feira, 6 de maio de 2016

12º Mental Tchê acontece nos dias 19 e 20 de maio

O Galpão Crioulo do Camping Municipal recebe nos dias 19 e 20 de maio a 12ª edição do Mental Tchê. O evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, acontece em São Lourenço do Sul, reunindo trabalhadores da área de saúde mental, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, residentes, estudantes e simpatizantes da luta antimanicomial.

Neste ano, mais de quatro mil pessoas são esperadas para o evento que aborda o tema “Mentaleiros em defesa do SUS”. A programação será centrada na diversidade, política pública e clínica, na luta antimanicomial, na construção do SUS e ainda no fazer em relação à infância e a juventude.

Confira as atividades previstas:

- Quinta-feira (19/05)
9h: Acolhimento;
10h: Ágora: “Política pública e clínica: o saber em coerência com o fazer”;
11h: Apresentações culturais;
12h: Almoço;
13h: Apresentações culturais;
14h: Abertura oficial;
15h: Ágora: “Os mentaleiros na construção do SUS”;
17h: Apresentação cultural;
19h: Integração com caldo lourenciano;
21h: Festa Psique Music.

- Sexta-feira (20/05)
10h: Ágora: “Saúde mental se faz com inclusão – Debatendo a diversidade”
11h: Apresentações culturais;
12h: Almoço;
13h30min: Ágora: “Infância e juventude – Refletindo o fazer”.

Inscrições
As inscrições para o 12º Mental Tchê podem ser realizadas até o dia 18 de maio no site da Prefeitura (www.saolourencodosul.rs.gov.br), clicando no banner, e durante o evento no Galpão Crioulo do Camping Municipal. As inscrições são gratuitas. Em 2016, não serão custeadas hospedagens e refeições para os usuários, familiares e trabalhadores que os acompanharem, devido à ausência de apoio do Governo do Estado. O evento contará com a comercialização de lanches e almoços na praça de alimentação e o Camping Municipal estará disponível para acampamento gratuito.

Interessados em realizar apresentações culturais e participar da exposição de artesanato podem se inscrever através do preenchimento da ficha disponível no site da Prefeitura www.saolourencodosul.rs.gov.br e envio para o e-mail mentaltchesaolourencodosul@gmail.com.

MENTAL TCHÊ NO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO ESTADO

Projeto apresentado pelos deputados Zé Nunes e Stela Farias, do PT, inclui o Mental Tchê no Calendário Oficial do Rio Grande do Sul. 
O evento, que acontece desde 2005 em São Lourenço do Sul, tem como objetivo reunir pacientes, familiares, profissionais da saúde e simpatizantes da causa da Reforma Psiquiátrica para debater e repensar práticas em saúde mental. Segundo a justificativa que acompanha o projeto, São Lourenço do Sul foi precursor da implantação do serviço para atendimento de pessoas em sofrimento psíquico, com a criação, em 1988, do Centro Comunitário de Saúde Mental Nossa Casa. Além disso, implantou, na época, dez leitos de Atenção Integral em Saúde Mental no Hospital Geral Santa Casa de Misericórdia. Hoje, o número foi ampliado para 30, assegurando atendimento regional. “O Mental Tchê reúne pacientes, familiares, trabalhadores, estudantes e profissionais da saúde do Brasil e de outros países para repensar práticas e lutar contra a estigmatização da loucura”, explica Zé Nunes. O evento, segundo ele, se destaca por ter uma grande participação de usuários. “É um espaço de protagonismo dos usuários, onde a pessoa em sofrimento psíquico pode ser um agente ativo de sua reabilitação e um cidadão que pode viver sem a privação de sua liberdade”, aponta. O PL 56 2016 determina que o evento seja realizado, anualmente, no mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário