segunda-feira, 16 de maio de 2016

Vacinação contra gripe próxima da meta

A campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe segue em toda a zona urbana e rural, atingindo uma cobertura de total de 78,1% entre os grupos prioritários, conforme os dados obtidos na última sexta-feira (13) junto ao Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Entre o grupo formado pelos portadores de doenças crônicas, foram vacinadas 4.077 pessoas. O objetivo é vacinar 80% da população entre os grupos prioritários. 

Entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, a campanha já atingiu uma cobertura de 71,2%; trabalhadores da área da saúde, 105%; gestantes, 64,6%; puérperas, 65%; idosos, 78,2%. Faltam menos de 2% para que a campanha atinja a meta prevista. 

A enfermeira responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Paula Stifft, explica que é de extrema importância que as mulheres grávidas ou que deram à luz recentemente realizem a vacina. Entre o grupo das puérperas e das gestantes, a porcentagem de mulheres vacinadas ainda está baixa. “Através da gestação e da própria amamentação as mulheres transmitem para o bebê, a proteção adquirida” – afirma. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abastecidas com doses de vacina. As UBS ficam abertas das 09h às 17h.  Para realizar a vacina é necessário portar a Caderneta de Vacinação ou prescrição médica com CID e receita médica para portadores de doença crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário