Assunto é um dos destaques da 9° edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, que ocorre entre os dias 1° e 04 de junho em Porto Alegre (RS).
A preocupação mundial da relação do Zika vírus com os casos de microcefalia será debatida durante a 9° edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Logo no primeiro dia do evento, que ocorre entre os 1° e 04 de junho em Porto Alegre (RS), acontece a palestra da infectologista pediátrica pernambucana Maria Angela Rocha. A pediatra é coordenadora do setor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Recife, que tem concentrado a maior parte do atendimento aos bebês com a má-formação no Estado, em virtude do Zika vírus. Quem também fala sobre o assunto é a pediatra gaúcha Maria Teresa Sanseverino.
- É um dos assuntos mais importantes do congresso em 2016, pois preocupa muitos pais e médicos em todo mundo. Nós, pediatras, precisamos de atualização para saber como estão os casos brasileiros e o que já foi feito para minimizar o problema - destaca a presidente da Sociedade de Pediatria do RS, Cristina Targa Ferreira.
Neste ano, são esperados aproximadamente 1.300 participantes, entre pediatras e profissionais de saúde que lidam com crianças. O evento terá mais de 40 palestras sobre os mais diversos assuntos atuais. Além disso, os pediatras serão orientados sobre vacinas, doenças respiratórias, nutrologia, desafios da modernidade e neonatologia, entre outros.
- Assim como os eventos anteriores, o Congresso de 2016 pertence a todos os pediatras gaúchos e vem crescendo cada vez mais em direção a um evento de porte nacional, já com algumas características de congresso internacional. A programação científica será de alto nível, focada em temas do dia a dia do pediatra e das diversas áreas de atuação da pediatria. Os palestrantes apresentarão as novas aquisições de conhecimento e também as rotinas embasadas em evidências científicas - destaca o presidente do IX Congresso Gaúcho de Pediatria, Leonardo Araújo Pinto.
Algumas atrações internacionais também serão destaque desta edição do evento. O pediatra dos Estados Unidos, Hazen P.Ham, fala sobre a pediatria do futuro e sobre o currículo pediátrico global. A palestra do norte-americano ocorre após a cerimônia de abertura do congresso, que acontece na quinta-feira (02/06), a partir das 8h. Já a profissional da Holanda, Henriette Smit, destaca as principais contribuições das coortes européias para pediatria, e escores de probabilidade de asma em lactentes com sibilância.
Na sexta-feira (03/06), os pediatras gaúchos Benjamin Roitmann, Juarez Cunha e Marcelo Scottá realizam um talkshow sobre a Influenza em pediatria. A epidemia de obesidade também será assunto no segundo dia do evento, com palestra do pediatra Matias Epifanio. Neste dia, também acontece o I Fórum dos Programas de Residência em Pediatria do RS, durante o Congresso de Pediatria. O programa é dirigido aos coordenadores de programas de residência em pediatra, representantes dos residentes, professores, preceptores e residentes interessados na temática. A atividade inicia às 9h30min.
No último dia do evento, no sábado (04/06), serão debatidas as controversias em pediatria. Além disso, gastropediatras e nutrólogos falam sobre lantentes com vômitos e composição de fórmulas infantis, entre outros assuntos. A conferência especial será a palestra da pediatra paranaense Andréa Maciel Rossoni sobre tuberculose latente na criança.
O Congresso ocorre entre os dias 1° e 04 de junho no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681, no Prédio 41. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário