Integrando as ações da Administração Municipal visando determinar uma solução para minimizar as cheias do Rio São Lourenço, o prefeito Daniel Raupp coordenou na tarde de sexta-feira (13), uma reunião de trabalho com lideranças locais e a comissão de moradores da região ribeirinha do Rio São Lourenço.
Na ocasião, o coordenador do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o professor doutor Maurizio Quadro apresentou o estudo elaborado, apontando os problemas no corpo hídrico do rio e demonstrando os prós e contras de alternativas de soluções propostas, além de ações de curto, médio e longo prazo. Na oportunidade foram explicadas duas possibilidades: um canal extravasor e bacias de contenção.
Realizada na sede da Associação Comercial e Industrial – Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) a reunião é mais uma etapa preparatória que antecede a convocação de uma audiência pública sobre o tema. A comunidade tem sido envolvida neste processo, propondo soluções de forma coletiva e expondo a situação que os moradores das áreas ribeirinhas enfrentam durante os alagamentos causados pelo alto índice pluviométrico.
O grupo de professores da UFPEL esteve em São Lourenço do Sul no início do mês de abril, quando participaram de uma reunião realizada no gabinete do prefeito e fizeram uma visita técnica às áreas ribeirinhas do rio São Lourenço, no trecho desde onde o curso de água desemboca na Laguna dos Patos até a ponte na localidade de São João da Reserva. Com o auxílio de um drone, locado pela Prefeitura, foi realizado o levantamento com fotos aéreas do rio e seu entorno, além do mapeamento e avaliação de áreas com potencial para construção de bacias de contenção, ou zonas de alagado, além de outras ações que possam auxiliar a evitar cheias. Todo este trabalho, além de uma série de levantamentos e estudos realizados anteriormente, subsidiaram a apresentação realizada nesta sexta-feira (13). Uma nova reunião está marcada para sexta-feira (27).
Na primeira quinzena de abril, o prefeito esteve em Porto Alegre protocolando junto à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) um ofício solicitando a batimetria do rio São Lourenço. A ação deve começar a partir de segunda-feira (16).
A secretária de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini, o secretário Especial de Gabinete Francisco Fagundes, o Secretário de Obras e Urbanismo Amilton Neutzling, o Coordenador de Defesa Civil Ilton Kuhn, o presidente da Associação Comercial e Industrial – Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) Selomar Blödorn, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Pereira, o vereador Adrean Peglow e a presidente do COMUDE Selma Vilela também participaram da reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário