sexta-feira, 13 de maio de 2016

Prefeito Daniel Raupp coordena reunião com lideranças locais e comissão de moradores para tratar de ações que visem minimizar as cheias do Rio São Lourenço

Integrando as ações da Administração Municipal visando determinar uma solução para minimizar as cheias do Rio São Lourenço, o prefeito Daniel Raupp coordenou na tarde de sexta-feira (13), uma reunião de trabalho com lideranças locais e a comissão de moradores da região ribeirinha do Rio São Lourenço.

Na ocasião, o coordenador do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o professor doutor Maurizio Quadro apresentou o estudo elaborado, apontando os problemas no corpo hídrico do rio e demonstrando os prós e contras de alternativas de soluções propostas, além de ações de curto, médio e longo prazo. Na oportunidade foram explicadas duas possibilidades: um canal extravasor e bacias de contenção.

Realizada na sede da Associação Comercial e Industrial – Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) a reunião é mais uma etapa preparatória que antecede a convocação de uma audiência pública sobre o tema. A comunidade tem sido envolvida neste processo, propondo soluções de forma coletiva e expondo a situação que os moradores das áreas ribeirinhas enfrentam durante os alagamentos causados pelo alto índice pluviométrico.

O grupo de professores da UFPEL esteve em São Lourenço do Sul no início do mês de abril, quando participaram de uma reunião realizada no gabinete do prefeito e fizeram uma visita técnica às áreas ribeirinhas do rio São Lourenço, no trecho desde onde o curso de água desemboca na Laguna dos Patos até a ponte na localidade de São João da Reserva. Com o auxílio de um drone, locado pela Prefeitura, foi realizado o levantamento com fotos aéreas do rio e seu entorno, além do mapeamento e avaliação de áreas com potencial para construção de bacias de contenção, ou zonas de alagado, além de outras ações que possam auxiliar a evitar cheias. Todo este trabalho, além de uma série de levantamentos e estudos realizados anteriormente, subsidiaram a apresentação realizada nesta sexta-feira (13). Uma nova reunião está marcada para sexta-feira (27).

Na primeira quinzena de abril, o prefeito esteve em Porto Alegre protocolando junto à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) um ofício solicitando a batimetria do rio São Lourenço. A ação deve começar a partir de segunda-feira (16).

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini, o secretário Especial de Gabinete Francisco Fagundes, o Secretário de Obras e Urbanismo Amilton Neutzling, o Coordenador de Defesa Civil Ilton Kuhn, o presidente da Associação Comercial e Industrial – Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) Selomar Blödorn, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Pereira, o vereador Adrean Peglow e a presidente do COMUDE Selma Vilela também participaram da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário