quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Projeto de Zé Nunes institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS

O deputado estadual Zé Nunes (PT), acompanhado do vereador de Porto Alegre, Marcelo Sgarbosa, protocolou nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 40/2016, que institui a Semana Estadual do Incentivo ao Ciclismo no RS. A proposta é que a semana seja compatibilizada com o Dia de Respeito aos Ciclistas, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Conforme o proponente, a ideia é que neste período, sejam promovidos debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública. “Além disso, queremos incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, bem como sensibilizar a sociedade dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo. Esperamos contribuir para dar visibilidade a este importante tema, que na nossa visão não é menor, pelo contrário, é estratégico. A sustentabilidade das cidades passa por ampliar ciclovias e incentivar o uso da bicicleta. Para isso, o Estado, nos seus entes, deve planejar, investir e orientar o desenvolvimento”, defendeu Zé Nunes.

O ciclista militante Sgarbosa, lembrou que no dia 25 de fevereiro de 2011, um grupo de ciclistas do movimento Massa Crítica, foi surpreendido por um motorista em Porto Alegre que jogou o seu carro contra o grupo, atropelando-os e fugindo do local. “O fato chocou o Estado do RS, repercutiu em todo o Brasil e deu visibilidade e alerta sobre a insegurança que vivem os ciclistas que optam pelo uso da bicicleta como meio de transporte. Por isso, essa data para marcar o tema, proporcionar debate e reflexão visando a promoção de avanços concretos”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário