quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval atrai milhares de turistas para São Lourenço do Sul e incrementa a economia

Sucesso de público durante quatro dias de folia, o Carnaval mais quente da Costa Doce atraiu mais de 40 mil visitantes a São Lourenço do Sul durante o feriadão. O Camping Municipal esteve lotado, assim como hotéis, pousadas e casas de aluguel. Nos supermercados, padarias e comércios locais foi evidente o incremento nas vendas pelo aumento do movimento no município. Vendedores ambulantes, donos de restaurantes e lancherias destacam o potencial da festa para a geração de emprego e renda.




Para o prefeito Daniel Raupp, durante os últimos anos o Carnaval vem se consolidando com um dos eventos que atraem maior número de turistas para São Lourenço do Sul. “Registramos mais de 40 mil visitantes nesta data. Se considerarmos que cada uma gasta uma média de R$ 100 no município isso representa um incremento de R$ 4 milhões em nossa economia neste período” – destaca. “É um evento em que a população local se diverte, o turista se descontrai. Essa grande festa popular é um grande produto turístico. Gostaria de agradecer a todos que organizam a festa e também a todos que abraçam o Carnaval lourenciano, fazendo dele o sucesso que é” – finaliza.

O presidente da Associação Comercial e Industrial – Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL), Selomar Blödorn avaliou a festa em São Lourenço do Sul como sucesso absoluto. “Os municípios vizinhos não conseguiram realizar e é um mérito do esforço da Administração Municipal conseguir fazer um Carnaval bonito, com o desfile bem organizado. Apesar das intempéries muita gente veio pra São Lourenço do Sul, mais uma vez foi um grande evento” – destaca. Ele também comenta sua expectativa para os próximos grandes eventos, o 32º Reponte da Canção e a programação paralela e o Moto Lagoa, que prometem agitar São Lourenço do Sul durante o mês de março.

Durante o Carnaval, 30 ambulantes trabalharam na comercialização de alimentos no entorno da passarela do samba. Proprietário de uma carrocinha, o ambulante Altamir Machado trabalhou durante as quatro noites de folia. Ele afirma que os turistas têm elogiado a segurança da festa lourenciana. “Não teve ninguém com quem conversei que dissesse que tava ruim. Fico muito feliz, por que é a minha cidade” – conta. “Do ambulante mais humilde ao melhor restaurante, todo mundo deve estar faturando” – destaca. Ele afirma que os eventos são uma ótima oportunidade para trabalhar. Segundo o Departamento de Economia Solidária, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, nas praias lourencianas 80 ambulantes garantem sua renda durante esta temporada de veraneio. 

Lourencianos e turistas curtiram o Carnaval em São Lourenço do Sul. A festa é conhecida pela diversidade de atrações. Seja na passarela do samba, com fantasias irreverentes e bem humoradas, nos camarotes, nas arquibancadas ou ainda em cadeiras de praia, atrás do trio elétrico, na escola de samba, nas cortes de rainhas e duquesinhas, nos blocos ou carros humorísticos, opções para festejar não faltam. 

O evento encerrou na terça-feira (09), marcado pela participação popular. Durante a noite, os foliões acompanharam os desfiles da Corte do Carnaval 2016 – formada pela Rainha Saloana Medina Rodrigues, pelo Rei Momo Nadolpho Netto, pela 1ª Princesa Ana Caroline Brochado da Silva e pela 2ª Princesa Thamara Aquino, das rainhas e duquesinhas dos clubes sociais e da Escola de Samba XV de Novembro.

Apresentaram-se: a duquesinha do Clube Comercial, Lívia Serpa Harter, com a fantasia “Viagem ao maravilhoso mundo de Moranguinho”; a duquesinha do Iate Clube, Isadora Ubal Radtke, com a fantasia “ Princesa Sofia e o mundo em Encantia”; a rainha do Iate Clube,  Johanna Trettin, com a fantasia “Marinheira dos Sete Mares”, a duquesinha do Esporte Clube São Lourenço, Maria Antônia da Fonseca Krüger, com a fantasia  “Rio Olímpico, esperança e paz, louvor e alegria”; a rainha do Esporte Clube São Lourenço, Joana Abreu Ely, com a fantasia “Le rève d’amour: esplendor e glória da antiga Paris”; e a rainha do Grêmio Esportivo Lourenciano, Valentina Meiser, com a fantasia “Kali guerreira aborígene”.

Campeã do Carnaval 2015, a Escola de Samba XV de Novembro encantou os foliões com o samba-enredo “XV de Novembro, referenciando a magia dos jogos de azar no reinado de Momo”, de autoria de Noeli Fredes Oliveira. O trio elétrico encerrou a festa, reunindo lourencianos e turistas. As rainhas e duquesinhas dos clubes sociais e suas cortes e a Escola de Samba XV de Novembro desfilaram ainda na noite de domingo  (07).
Na noite de segunda-feira (08), foi entregue a premiação aos carros humorísticos. O carro “Magico de Oz na Terra de Todas as Paisagens” foi o vencedor na categoria automotor e o carro “As cheerleaders” foi o campeão na categoria tração. O vice-campeão na categoria tração foi o carro “Las tequileras de La Barriña” e o terceiro lugar “Carga pesada”. Na categoria automotor, o vice-campeão foi o carro “A procura do Ken” e o terceiro lugar “As pragas do Egito”.
Nesta edição, oito carros competiram pelo título na categoria automotor: A Procura do Ken, Mágico de OZ na Terra de Todas as Paisagens, Bataclan Cabaré Móvel, Peppa Pig na Folia, Juntos e Misturados, Esmalteria da Fabíola, Barbie a Rainha no Universo, e As Pragas do Egito. Na categoria tração, seis carros concorreram: Palhaços Assassinos, Bebulância, Las Tequileiras de La Barriña, Baile de Fivela, As Cheerleaders e Carga Pesada.
A irreverência dos carros humorísticos é considerada um dos principais diferenciais do Carnaval em São Lourenço do Sul. Além da passarela do samba, a Praia das Nereidas também recebeu o tradicional desfile durante a tarde de domingo (07). Os carros humorísticos se apresentaram e foram avaliados na primeira noite de folia, no sábado (06) em cinco quesitos: criatividade – jurada Ceça Vilela; animação – jurado Denir de Lima Dutra; humor – jurado Caio Tchewig – Alemão Pão com Schimia; ornamentação – jurado Nélcio Bork;  e respeito à ecologia e aos símbolos nacionais – jurado Silvestre Klering.
Os blocos carnavalescos também agitaram o Carnaval mais quente da Costa Doce. Nesta edição, os blocos Ziriguidum, Conviver, Saímos Sem Querer, Mercenários da Folia, Nascent’s e Arrastão reuniram centenas de foliões durante as noites de sábado (06) e segunda-feira (08).
A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente durante os quatro dias de folia, com orientações sobre prevenção, distribuição de preservativos e ambulância na passarela do samba. O secretário municipal de Saúde, Arilson Cardoso afirmou que não foram registradas ocorrências graves na passarela do samba e o Pronto Socorro atuou normalmente no atendimento aos foliões e à comunidade em geral.
O Carnaval mais quente da Costa Doce é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário