sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Policial Militar é promovido por ato de bravura em Porto Alegre

Na quinta-feira (21), a Brigada Militar promoveu o soldado Sandro Correia de Campos, ao posto de 2º Sargento por ato de bravura, durante solenidade realizada no 1º Batalhão de Operações Especiais. O policial ingressou em 2009 na Corporação.

A promoção por ato de bravura é aquela que resulta de conduta do servidor que, no desempenho de suas atribuições e para a preservação a vida de outras pessoas, coloca em risco a sua própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias.

E foi o que demonstrou o militar no dia 22 de abril de 2014, durante trajeto com sua família pela BR-116, ao passar sobre Rio Camaquã, avistou uma carreta de grande porte bloqueando a ponte, o promovido imaginou tratar-se de um acidente e parou seu veículo para socorrer as vitimas. Neste momento, seis indivíduos fortemente armados cercaram o seu carro, sendo que um deles que estava ao lado da janela do motorista passou a exigir que o soldado De Campos e sua esposa desembarcassem do veículo, apontando arma de fogo para a cabeça de ambos.

O assaltante percebeu que a vítima era militar, pois sua farda estava sobre o banco traseiro do veículo, e alertou os demais, dando sinais de que atentaria contra a vida deste e de sua esposa.

De Campos disparou contra o homem que foi ferido letalmente, dando início ao confronto que se estenderia pela região. Os outros cinco indivíduos passaram a disparar contra o veículo, levando o soldado a revidar por duas vezes através do para-brisa do carro, acertando mais um dos elementos fatalmente.

O militar deslocou em marcha ré até sair da ponte onde estava, percorrendo uma distância de aproximadamente 600 metros, sempre sob o fogo dos criminosos. Contudo, ao chegar ao local supostamente seguro, o militar foi novamente surpreendido pelos criminosos sobreviventes, os quais haviam o perseguido, dando início a um novo confronto armado.

Posicionando-se entre as portas dianteira e traseira do seu veículo, o militar utilizou as mesmas como abrigo. O grupo fugiu em direção a São Lourenço, e disparou ainda, contra o pedágio da rodovia e ao mesmo tempo lançou “miguelitos” no asfalto.

O comandante do 1ºBOE, tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior elogiou o policial na formatura. “O soldado De Campos demostrou bravura diante da intempérie, confrontando seis criminosos com uma pistola 24/7 municiada com apenas um carregador, justificando a promoção à 2º sargento por ato de bravura”.

Também prestigiaram a solenidade o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Mário Ikeda; a comandante do 21ºBPM, tenente-coronel Najara Santos da Silva; o comandante do 1º BOE, tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Junior; o representante da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Alexandre Bueno Bortoluzzi; o comandante do 4º RPMon, major Armim Hugo Muller Neto; o comandante em exercício do 11º BPM, major Luciano Moritz Bueno; o diretor social da ASSTBM, Aristeu Simões Pereira e familiares do 2º sgt De Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário