sábado, 21 de dezembro de 2019

Projeto de Zé Nunes declara Südoktoberfest relevante interesse cultual do RS

O deputado estadual Zé Nunes (PT), protocolou Projeto de Lei nº547/19, que declara como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a Südoktoberfest, de São Lourenço do Sul. “Este evento merece todo reconhecimento do Parlamento gaúcho pela importância da cultura trazida pelos imigrantes, e que, atualmente, constituem parte da cultura do Estado do Rio Grande do Sul. A Südoktoberfest é uma festa germânica, que mantém a cultura e as tradições dos alemães e pomeranos que chegaram como imigrantes no Brasil a partir de 18 de janeiro de 1858. Em 2019, foi realizada a 32ª Südoktoberfest, em São Lourenço do Sul”, explicou o parlamentar.
Foto: Celso Bender

A festa, realizada em outubro, têm danças, shows, baile com chope, gastronomia típica, jogos, desfile, apresentação de coral, entre outras atrações que integram uma extensão programação a cada edição. Segundo Zé Nunes, a Südoktoberfest acontece pela dedicação de centenas de pessoas e é organizada pelos integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, fundado em 1983 e que em 2019 completou 36 anos de atuação ininterrupta. Aliás, a história da festa Südoktoberfest se confunde com a história do Sonnenschein, grupo que se organiza com base do trabalho voluntário de seus integrantes e de forma autônoma em relação ao Poder Público.

A Südoktoberfest cresceu, teve a sua estrutura melhorada e consolidou-se como a festa da alegria e da exaltação da cultura germânica na região turística da Costa Doce, do Estado Rio Grande do Sul, tornou-se a Oktoberfest do Sul. Em 2018, aconteceu durante a Südoktoberfest a maior Polonaise do mundo com 804 pessoas dançando juntas, feito que foi repetido no ano seguinte e que foi encaminhado para ser incluído no Guinnes Word Records. Esse evento ultrapassa as fronteiras do município onde é realizado, constitui-se em festa que contribui para manter e fortalecer as tradições e a cultura de um povo. A realização da festa significa desenvolvimento, pois impulsiona o turismo da região, faz a economia crescer, gera emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário