domingo, 6 de maio de 2018

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de maio de 2018.

Durante o mês de maio a média de chuva é em torno de 135 mm no estado do Rio Grande do Sul, segundo acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Rio Grande espera-se que o total de precipitação fique em torno de 115 mm. Devido a maior frequência de incursões de massas de ar frio, as temperaturas tendem a ser mais baixas. No Estado, as médias de temperatura variam entre 11,8 e 17,9°C. Já em Rio Grande, a temperatura média esperada fica em torno de 15,8°C.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central continua indicando a tendência de permanência do fenômeno La Niña, pelo menos até o final do outono. A manutenção das anomalias positivas de TSM no Atlântico Subtropical, principalmente na costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, continua favorecendo o desvio dos sistemas frontais. Este cenário indica uma possível redução da umidade e, também, um possível aumento de temperatura.

Segundo a análise, neste contexto, grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial próxima da média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul, com exceção do extremo norte do Estado que deve apresentar redução das chuvas. Pelas projeções do satélite utilizado na pesquisa (CFSv2 do CPC/NOAA), para maio, são esperadas temperaturas acima da média (acréscimo entre 1 e 2°C) em todo o Rio Grande do Sul.

TEMPO EM SÃO LOURENÇO DO SUL
Para acompanhar previsões diárias sobre o tempo e a temperatura em São Lourenço do Sul acesse https://twitter.com/tempo_sls

Nenhum comentário:

Postar um comentário