domingo, 21 de janeiro de 2018

Combate ao Aedes Aegypti é pauta na Saúde junto a 3ª CRS

Na manhã de sexta-feira (19) estiveram na Secretaria de Saúde representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária, entre eles, técnicos responsáveis por desenvolver capacitações para as equipes de Atenção Básica e Vigilância com vistos à preparação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias, para o desenvolvimento de ações de prevenção, cuidado e orientação para evitar que o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya se multiplique e traga riscos ao Município.
A Secretaria Municipal de Saúde recebe o apoio do Estado através da 3ª CRS, para a promoção de duas etapas de capacitação, a primeira no dia ‪26/01‬ no SIMUSSUL, onde será realizado um encontro dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias da cidade e interior, para desenvolver a parte teórica durante a manhã, e a tarde terá tarefas práticas, com relação ao preenchimento do formulário do E-SUS, entre outros.
No dia ‪29/01‬ terá uma atividade de campo com os Agentes Comunitários e de Endemias da cidade. A concentração para a organização dos grupos que farão visitas será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. 
Posteriormente, será realizada a 3º etapa em março, onde acontecerá um curso de capacitação em vigilância entomológica e controle vetorial do Aedes, para completar as 40 horas do curso. 
A Secretária de Saúde Arita Bergmann, ressalta que é um trabalho integrado da Atenção Básica, do Núcleo Regional da Educação em Saúde Coletiva e da Vigilância Ambiental, somando esforços para preparar os profissionais no enfrentamento do Aedes no Município.
A representante do NURESC, ressalta que enquanto regional, está a disposição para cumprir o seu papel técnico. E complementando, o representante da Vigilância Ambiental, Amilton Mendonça, destacou que é fundamental auxiliar os municípios com capacitações e compartilhando conhecimento, e também para que haja uma integração entre os Agentes Comunitários de Endemias dentro das Unidades Básicas.
A Secretária Arita salientou ainda que o trabalho de campo que a 3ª CRS realiza é um exemplo de trabalho operacional e visual, onde atuam na cena identificando a existência ou não da larva (ambientes favoráveis), e mencionou que no Mutirão Municipal realizado em outubro, os Agentes Comunitários de Saúde desempenharam este papel com muita desenvoltura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário