segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Prefeitura se manifesta sobre reportagem do Fantástico envolvendo o município e exames do SUS

O Secretário Municipal da Saúde, Arilson Cardoso, esteve na rádio São Lourenço AM na manhã desta segunda-feira (10) repercutindo a reportagem do Fantástico sobre políticos que utilizavam de influência para furar a fila dos exames do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de votos.
Arilson revelou que a denúncia anônima deste fato chegou até o Conselho Municipal da Saúde em junho de fraude no SUS por parte da pessoa que apareceu nas reportagens. Foi apresentada a denúncia a procuradoria jurídica do município, em junho de 2016 que encaminhou ao Ministério Público Federal. A investigação estava em sigilo por se tratar do fórum privilegiado do deputado envolvido. As investigações estariam ocorrendo, ainda.
O Secretário disse que procurou tratar as denúncias de forma ética não divulgando nada durante o período eleitoral. "Procurando preservar a investigação, isso não foi usado na campanha eleitoral para mostrar que não é uma disputa partidária e sim uma correção que deve ser feita no Sistema Único de Saúde (SUS)".

A Prefeitura de São Lourenço do Sul divulgou, em seu facebook, uma nota de repúdio sobre as informações das fraudes no SUS envolvendo o município em reportagem da rede Globo.


Nota de Repúdio– Prefeitura de São Lourenço do Sul
A Prefeitura repudia o suposto esquema ilegal de marcação de consultas e exames com objetivo de furar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) descoberto em São Lourenço do Sul e operado em uma clínica em Porto Alegre, apresentado pelo Fantástico na noite de domingo (09). A Administração Municipal lamenta pelos pacientes que eventualmente tenham sido prejudicados pela fraude e reforça que o esquema não tinha relação com a Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura também se manifesta a favor de todas as investigações, visando contribuir para a apuração dos fatos e punição de todos os envolvidos. O esquema chegou ao conhecimento da Prefeitura através de uma denúncia anônima ao Conselho Municipal de Saúde. A Procuradoria Geral do Município encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal, em Pelotas, no dia 09 de junho de 2016, e cópia ao Ministério Público Estadual, em São Lourenço do Sul, no dia 26 de julho de 2016.

Clique aqui e saiba mais sobre o fato que gerou estas manifestações 

Nenhum comentário:

Postar um comentário