quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Segundo dia de Herbal Tchê movimenta São Lourenço do Sul

A cadeia produtiva de plantas bioativas e de fitoterápicos é o tema do  segundo dia da 9ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas (9ª RTEPB).  Conhecida popularmente como Herbal Tchê, durante esta quinta feira (10) pela manhã o evento recebeu palestrantes do ministério do Desenvolvimento Agrário, Itaipu Binacional, Herbarium  Laboratório Botânico e Consórcio Santa Gema.

A reunião foi marcada pela exposição de painéis, feira e estandes de economia solidária. Presente no evento, os professores do curso de farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Maria Regina Lopes e Elemar Maganha expõem durante o  evento os processos de extração das substâncias bioativas das plantas. A amostra exemplifica um pouco da rotina dos alunos em sala de aula. 

Professora da disciplina de Farmacognosia, Maria Regina explica que a atividade desenvolvida durante o Herbal Tchê busca reafirmar o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais no combate às doenças, através do conhecimento científico. “Trouxemos para o evento chás e plantas de uso comum na culinária que possuem propriedades medicinais que, além de combater os males, atuam na prevenção das doenças e na promoção de uma alimentação saudável” – explica.  

Fotos: Ricardo Mattos/DECOM

Guilherme Busch, da Herbarium Laboratório Botânico, durante sua palestra comentou os processos de cultivo à produção de plantas e substâncias bioativas.  “A qualidade vem desde o plantio, na escolha do solo, o clima e o conhecimento do próprio fornecedor” – afirma. Ele conta que o cuidado na produção do fitoterápico é essencial para manter a característica de produto natural. 

O fiscal federal agropecuário  do Ministério da Agricultura e consultor voluntário  do  projeto  Fito-SLS Rodrigo Hoff destaca que a atividade busca o aprimoramento técnico das práticas de cultivo  de plantas bioativas  e que está previsto para o mês de setembro o envio  de mudas de plantas medicinais padronizadas do projeto desenvolvido pela Itaipu  Binacional. “São mudas de guaco e hortelã para que o município possa iniciar sua produção de farmácias-vivas” – afirma.

Durante a tarde acontece a exposição do painel “Conservação e potencialidades de uso” e palestras dando prosseguimento ao tema. Inscrições podem ser feitas durante o evento. A 9ª RTEPB – Herbal Tchê é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul; EMATER/RS; Embrapa Clima Temperado; Universidade Federal de Pelotas; Fundação Universidade Federal do Rio Grande; Instituto Federal Sul-Rio-grandense; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Fepagro e Prefeitura de São Lourenço do Sul. O evento acontece no Galpão Crioulo do Camping Municipal.
Departamento de Comunicação (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário