sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Gestão Ambiental participa da VII Semana Científica Escolar, em Tapes

A Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/RS (STE S.A.) mais uma vez marcou presença na Semana Científica e Cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martha Pereira Barbosa, em Tapes. A atividade interescolar, que está em sua sétima edição, aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro. Na ocasião, a equipe do Programa de Educação Ambiental foi convidada a compor a comissão julgadora da V Feira Científica Escolar, realizada na terça-feira (18/10), durante o evento. 

Desde 2013 a equipe participa da ação e a cada ano leva aos estudantes uma atividade diferente. A vice-diretora da escola, Evelise Duarte de Quadros, lembra que o convite para a Gestão Ambiental integrar o evento veio após uma palestra de apresentação da duplicação da BR-116/RS. “Vimos que existe todo um projeto que a Gestão Ambiental desenvolve e queríamos trazer esse conhecimento para a escola, como aconteceu no ano passado com a apresentação teatral (teatro de bonecos da Caravana Cultural do Mirim) e em outro ano com oficinas”, citou. 



Desta vez, o desafio para a equipe foi avaliar e escolher os melhores de 33 trabalhos apresentados por alunos de 12 instituições de ensino público e privado da cidade. A exposição, dividida em quatro categorias, revelou um interesse elevado dos estudantes com relação ao reaproveitamento de material, saúde, alimentação, economia dos recursos naturais e produção de energia limpa.

 A bióloga da Gestão Ambiental, Thalia de Souza, destaca que não foi fácil decidir quais foram os melhores projetos da mostra. “Foi muito gratificante e desafiador, pois vimos trabalhos envolvendo a sustentabilidade e o meio ambiente com um nível muito bom em criatividade e preocupação com o que está acontecendo na natureza, principalmente com o que afeta diretamente a realidade dessas crianças e jovens”, comentou.

Resultados da V Feira Científica Escolar

CATEGORIA A (Educação Infantil de 3 a 5 anos)

1º lugar: EMEI Jorge Alberto Wolf (Balão Mágico)
2º lugar: EMEF Martha P. Barbosa (Balão Mágico)


CATEGORIA B (do 1º ao 5º ano)

1º lugar: EMEF Martha P. Barbosa (Descarte incorreto de óleo de cozinha prejudica o meio ambiente)
2º lugar: EMEF José Divino B. Pereira (Práticas sustentáveis: alegria dos alunos e da ecologia)


CATEGORIA C (do 6º ao 9º ano)

1º lugar: EMEF José Divino B. Pereira (Brincando com eletrônica)
2º lugar: EEEF Miguel Nunes Rebello (Sabão ecológico)


CATEGORIA D (Educação de Jovens e Adultos - EJA)

1º lugar: EMEF Martha P. Barbosa (Submarino na garrafa)
2º lugar: EMEF Martha P. Barbosa (Barco movido a Sabão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário