sexta-feira, 1 de julho de 2016

Tocha Olímpica chega ao estado neste domingo e percorre 28 municípios

A Tocha Olímpica, símbolo do espírito olímpico, chega ao estado neste domingo (3). A primeira cidade designada para recebê-la é Erechim. Durante sua estada no município, a chama percorre quatro quilômetros pelas ruas da cidade, passando pela mão de 22 condutores. Inúmeras atrações estão programadas para acompanhar o revezamento da Tocha, como por exemplo, os jogos escolares, que são tradicionais na cidade. 

Logo depois, o destino da chama é Passo Fundo, um dos municípios em que o símbolo olímpico irá pernoitar (junto com Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul). Estes locais são chamados Cidades de Celebração. O trajeto de revezamento tem início na Avenida Brasil Oeste, no Largo da Literatura. O encerramento e a celebração ocorrem na Avenida Sete de Setembro, na Gare. Serão necessárias 35 pessoas para carregar a Tocha Olímpica em Passo Fundo. A seguir, a chama segue para São Miguel das Missões. 

As ações de segurança que serão desenvolvidas foram tratadas pela Secretaria da Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e a própria Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O planejamento inicial para o Rio Grande do Sul tem como base o que foi empregado nos demais estados brasileiros, com um efetivo fixo utilizado até agora para o acompanhamento da Tocha de cerca de 90 homens. 

Outras ações debatidas dizem respeito ao controle do tráfego na rota do revezamento, visando prevenir incidentes, assim como garantir o fluxo sem interrupções do comboio olímpico. Além disso, o cumprimento do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) também foi debatido. 

No Rio Grande do Sul, o fogo olímpico percorrerá 28 municípios entre domingo (3) e sábado (9). O símbolo irá percorrer 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água, passando por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário