quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dia do Agricultor: dia de agradecer quem produz nossos alimentos

A sociedade homenageia diversos profissionais pela importância de suas atividades na qualidade de vida das pessoas. E os agricultores estão entre os que mais merecem ser reverenciados, já que são os principais responsáveis pela produção da comida que vai para a mesa dos brasileiros. Nesta semana, duas datas merecem destaque: na segunda-feira (25) foi comemorado o Dia do Colono e hoje, quinta-feira (28), é o Dia do Agricultor. 

O agricultor familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos em nosso país. Ele ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%) são alguns grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção nacional. Dados do Censo Agropecuário de 2006 mostram que, no Brasil, a agricultura familiar emprega cerca de 80% da população do setor rural e totaliza cerca de 40% de toda produção agrícola, apesar de ter menos de 20% das terras agricultáveis do país. 

O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, parabeniza todos os agricultores e destaca a importância do produtor familiar para o desenvolvimento do país. “O agricultor familiar é o principal fornecedor de produtos básicos da mesa dos brasileiros. A agricultura familiar cumpre um papel social e econômico muito importante. Além de ser responsável por aproximadamente 38% do PIB Agropecuário do nosso país, também tem papel fundamental na preservação dos nossos recursos naturais. A agricultura familiar é a razão da existência de nossa Secretaria e pode contar sempre conosco”, destaca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário