domingo, 16 de agosto de 2015

Jornal Diário Popular traz entrevista com Prefeito Daniel Raupp


SÃO LOURENÇO DO SUL - Com pouco mais de 44,5 mil habitantes São Lourenço do Sul é hoje uma das principais economias da Zona Sul, após 10 anos de intenso desenvolvimento econômico e social. Atualmente o Produto Interno Bruto (PIB) do município é o quarto maior da região, atrás de Pelotas, Rio Grande e Canguçu. De 2002 a 2012 saltou de R$ 236,1 milhões para quase 669 milhões, segundo o IBGE. A continuidade deste crescimento frente ao cenário de retração econômica do país foi um dos assuntos da entrevista ao Diário Popular do prefeito José Daniel Raupp Martins (PT), 50. O chefe do Executivo assumiu a Prefeitura em 2013, após duas gestões como vice-prefeito de José Nunes (PT). Na conversa, Martins também falou sobre a forte aposta no turismo do município e as dificuldades enfrentadas em sua gestão.
OS ÚLTIMOS DEZ ANOS
"Nos últimos dez anos, o município cresceu muito, seguindo, em grande medida, o desenvolvimento da Zona Sul como um todo. Além da agropecuária forte e diversificada, temos um comércio em expansão e uma indústria sortida, mesmo que de menor porte. Essa diversidade acaba ajudando a incrementar o desenvolvimento pelo qual o município está passando. De 2004 pra cá, o município mudou muito e a população acompanhou e apoiou esse processo,principalmente depois da enxurrada de 2011, quando a comunidade precisou unir forças para se reerguer. O município saiu daquilo fortalecido".
TURISMO AJUDA
"Ao assumir a gestão, resolvemos apostar no potencial turístico, até então muito pouco explorado e incentivado, apesar de promissor. O primeiro passo foi investir em paisagismo e na melhora da infraestrutura da praia. Nos últimos anos, nossa equipe tem participado de inúmeros eventos turísticos no país, divulgando o nome de São Lourenço, o que resultada em mais visitantes a cada verão e no envolvimento da comunidade. Há bastante tempo, a iniciativa privada, principalmente hotelaria e restaurantes, investiu bastante em turismo, mas não teve retorno por falta de apoio público. Por causa disso, os empresários e a própria comunidade se desestimularam  e deixaram de acreditar no potencial de São Lourenço do Sul, algo que diagnosticamos em 2005 e resolvemos mudar.
A criação do Centro de Convenções turísticas lourenciano, cujas obras da primeira parte já iniciaram, é um dos resultados. O local vai qualificar bastante o turismo na cidade, principalmente no inverno. Nossa ideia é atrair turismo de evento, algo que Gramado e Canela fazem muito bem. Queremos colocar a Zona Sul, com suas riquezas naturais e culturais, esse meio. Além disso, o município está incluso em uma série de roteiros".
OPORTUNIDADE
"O que vivemos hoje é um momento de ajuste da economia que acaba impactando nas contas municipais, limitando um pouco os investimentos. Aqui, implantamos em 2012 o Piso Nacional do Magistério e toda vez que altera a nível federal, muda no município também. O último acrescimento foi de 13%, mas a União repassou apenas 6% de aumento no custo aluno/ano, o que gera uma defasagem de 50%.
O número de alunos matriculados na rede tem caído, o que faz cair os montantes recebidos. Além disso, tenho a impressão de que cidades com base no setor primário, caso de São Lourenço, não estão sentindo tanto essa flutuação, apesar das variações nos preços. A conversa que tenho tido com empresários é de que ainda não impactou no município, com algumas exceções".
FPM
"A dependência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS não é boa. Desde que assumimos trabalhamos em cima da captação de recursos através de projetos, pois é impossível se desenvolver apostando apenas nessas receitas. Ficar esperando de pires na mão permite que auqlquer crise que ocorra em nível federal - para manter a economia aquecida - reduza os repasses do FPM. Com essa visão, resolvemos atuar para criar condições próprias dentro do município para investir, independente da situação de outras esferas ou segmentos. Por isso os investimentos em turismo, na agricultura e na indústria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário