segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Iniciativas visam melhorar descarte do lixo orgânico e reciclável em São Lourenço do Sul

Uma parceria com os catadores individuais é a aposta da Prefeitura para promover o descarte correto do lixo orgânico em São Lourenço do Sul. O Grupo de Resíduos Sólidos mapeou os pontos críticos com lixo acumulado e descartado incorretamente no solo na zona urbana e a partir deste estudo realiza desde a quinta-feira (20) a instalação de caçambas estacionárias nestes locais.

Nas caçambas devem ser depositados apenas resíduos orgânicos, de origem vegetal e animal. Segundo a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini, com as caçambas os moradores que não possuem lixeiras poderão descartar seus materiais corretamente e os catadores também, após abrirem as sacolas para a retirada do material reciclável.

Os catadores individuais assinaram um termo de compromisso ambiental, responsabilizando-se por zelar pelas caçambas, além de manterem seus pátios limpos e os seus resíduos acondicionados corretamente. Juntamente com a instalação das caçambas, o Grupo de Resíduos Sólidos realiza ações de educação ambiental com os moradores da região.

Andréa destaca a importância da parceria e a expectativa da Prefeitura quanto aos resultados do projeto. “A parceria torna os catadores individuais agentes ambientais e parceiros do meio ambiente, uma vez que estão erradicando os resíduos recicláveis das ruas, além de tornar a atividade uma fonte de renda” – afirma. O material orgânico depositado nas caçambas será recolhido pelo novo caminhão poliguindaste adquirido pela Prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.

Somando-se a essa ação, a Prefeitura também mantém o serviço de coleta seletiva na zona urbana e rural. Na zona urbana, o recolhimento é realizado de acordo com um cronograma próprio, de segunda-feira a sábado, de forma intercalada com o lixo domiciliar. De segunda à sexta-feira, das 08 às 14 horas, a Prefeitura também mantém um ponto de coleta seletiva no centro da cidade, na Rua Cel. Alfredo Born, 145. A iniciativa incentiva a arborização, pois no local é possível trocar três sacos de material reciclável por uma muda de árvore ou flor.

A zona rural conta com quatro roteiros de coleta seletiva, dois implantados recentemente. Atualmente, as rotas são realizadas a cada semana em um roteiro. Os moradores levam seu material reciclável até os pontos de coleta, que assinam um termo de compromisso com a Prefeitura visando disponibilizar um espaço adequado para o armazenamento até o dia do recolhimento. A ação conta com um grande envolvimento dos comerciantes locais, escolas, associações de moradores e entidades religiosas.

As informações sobre o descarte correto dos materiais chegam aos moradores de diferentes formas. Além dos informativos impressos distribuídos nos prédios da Prefeitura e a cada morador pelos Correios, é possível acessar o Código de Limpeza Urbana, as recomendações sobre o descarte de cada resíduo e as datas de recolhimento no site www.saolourencodosul.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário