sábado, 31 de agosto de 2024

Alertas chuvas pontualmente fortes em parte do RS

Alertas chuvas pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Válido até 6h do domingo. Emergência ligue 190/193.


Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. 

Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança. 

Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade, conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Orientações Empresariais ACI/CDL: entidade alerta empreendedores para que atentem-se aos prazos de vencimento da taxa de fiscalização municipal

 ✅ Orientações Empresariais ACI/CDL: entidade alerta empreendedores para que atentem-se aos prazos de vencimento da taxa de fiscalização municipal.

🟡 A taxa de fiscalização, também conhecida como taxa de funcionamento, é um tributo municipal, incidente em todo o país e cobrado anualmente, referente à atuação dos órgãos executivos.

ℹ O imposto é obrigatório para todas as empresas ou profissionais autônomos que exerçam atividades de forma permanente ou temporária em local, edificado ou não, próprio ou de terceiros, público ou privado. São exemplos as indústrias, comércios, clínicas médicas, empresas de serviços, quiosques, depósitos, entre outros.

➡ A ACI/CDL orienta os empreendedores lourencianos a buscarem informações junto aos seus escritórios contábeis e Prefeitura Municipal. Conforme informado pelo Poder Executivo, neste ano a taxa possui vencimento no início do mês de setembro. Ressaltamos que, em caso de eventuais atrasos, o órgão público poderá atualizar os valores com incidência de juros.

Humor: Treinando o discurso...

 

Charge: Gérson Pinto

Camaquã: MPRS vai recorrer para aumentar pena de traficante que tentou matar vítima por dívida de R$ 500

 O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) vai recorrer para aumentar a pena de um traficante que foi condenado nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, por tentativa de homicídio qualificado de uma vítima em Camaquã. O réu recebeu uma pena de nove anos de prisão e o motivo do crime foi uma dívida de R$ 500 oriunda do tráfico de drogas.

De acordo com o promotor de Justiça Fernando Mello Müller, que atuou em plenário, as qualificadoras do crime foram motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. A tentativa de homicídio ocorreu em junho de 2014 e a vítima foi agredida em via pública com golpes de faca, socos e pontapés. No momento, o réu utiliza uma tornozeleira eletrônica e é sua primeira condenação por crime contra a vida.

"A vítima e seus familiares não estiveram presentes no júri por medo de represálias. Mas, com coragem, a sociedade de Camaquã decidiu de forma justa para reprimir o tráfico de drogas e impedir que a criminalidade ganhe poder contra o cidadão de bem, já que, infelizmente, todos são atingidos pelos efeitos nefastos do tráfico de drogas", ressaltou o promotor.

CEL prepara a 3ª Festa da Literatura e da Cultura em São Lourenço do Sul no mês de outubro

A diretoria do CEL – Centro de Escritores Lourencianos, está trabalhando na organização da 3ª edição da Festa da Literatura e da Cultura em São Lourenço do Sul.

O evento acontecerá de 22 a 25 de outubro e contará com diversas atividades, incluindo a caminhada literária, lançamento de livros, oficinas literárias, apresentações culturais, entrega de premiação e jantar cultural.

Essa edição do evento acontecerá com apoio da Lei Paulo Gustavo.

Em breve será divulgada a programação completo. Demais informações poderá ser obtida através do WhatsApp (53) 99117-2356



Asfaltamento do acesso ao Hospital da Reserva é anunciado pelo Governador Eduardo Leite

 Com muita satisfação, informamos que recebemos a liberação de um decreto assinado pelo governador do estado, que é de extrema importância para o nosso município, São Lourenço do Sul-RS.


Há tempos aguardamos por esta boa notícia que chegou até nós graças ao empenho do Governador do Estado Eduardo Leite (@eduardoleite45), do Secretário do Desenvolvimento Econômico Dep. Ernani Polo (@ernanipolo), da Secretária de Estado da Saúde Arita Bergmamm (@arita.bergmann) e do Prefeito Rudinei Harter(@rudineiharter).

Este decreto autoriza a liberação de verbas para o asfaltamento de dois trechos cruciais que impactarão significativamente a economia e a saúde de nossa comunidade.

Um deles é o asfaltamento do acesso ao Hospital da Reserva a partir da RS-265. Este melhoramento é vital para garantir um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes.

O outro trecho liga a BR-116 ao Frigorífico Coqueiro, facilitando o escoamento da produção do município.

Essas obras representam um avanço significativo no desenvolvimento socioeconômico da nossa região, promovendo bem-estar e prosperidade para todos os munícipes.

Fonte: Hospital da Reserva

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Em partida disputada ABF é derrotada pela Assoeva

Em noite histórica para o esporte lourenciano a ABF encarou a Assoeva em jogo equilibrado com a força do torcedor lourenciano.

A torcida lourenciana incentivou do início ao fim na noite de quinta-feira (29), no Ginásio do Esporte Clube São Lourenço. A Assoeva de Venâncio Aires, líder e 100% na competição venceu por 6 a 5 a ABF em um jogo histórico para o futsal lourenciano. Pela primeira vez uma equipe de Liga Nacional encarou a ABF em uma competição Estadual da FGFS em São Lourenço do Sul. 

A equipe lourenciana mostrou a sua força, chegou a vencer o jogo por 2 a 0, terminar o primeiro tempo na frente por 3 a 2, e no final pressionou até o segundo final em busca do empate.




Os gols da ABF foram marcados por Lima, Natã Clei, Bolinha, Rafa Fontoura e Kakinho. 

Com a derrota a  ABF segue com 16 pontos, na terceira colocação da Chave A do Campeonato Gaúcho Série Ouro 2024. Já classificada para a próxima fase, a ABF encara no sábado (07) o São José de Cachoeira do Sul fora de casa às 20h. 

Acompanhe Ao Vivo no YouTube Litoral Esportes. Apoio: Prefeitura Municipal e ACI/CDL.

Fotos: Guilherme Krüger.

Horários atualizados pela Rodoviária de São Lourenço do Sul para Pelotas e Porto Alegre

 




Atualização em 29/08/2024 - https://www.facebook.com/RodoviariaSLS

Pesquisador Airton Iepsen lança livro sobre os pomeranos em São Lourenço do Sul

O pesquisador Airton Fernando Iepsen, na sexta-feira, 30 de agosto, realiza no Restaurante Nona Bray, em São Lourenço do Sul, o lançamento de seu livro “Pomeranos em São Lourenço do Sul – Narrativas, Memórias e Tradições”. O evento inicia às 14h, com sessão de autógrafos, e será servido café da tarde por adesão.

A obra

Publicado pela Pragmatha Editora, o livro aborda temas como: A História do Canto Coral em São Lourenço do Sul; Os pastores e as comunidades livres em São Lourenço do Sul; Os pomeranos e as escolas; As festas de comunidades e os pomeranos; As “vendas” e sua importância socioeconômica; Os feriados pomeranos; O ganso na culinária pomerana; Noivas de preto: realidades & mitos; Pomeranos e aculturação; Os pomeranos e a morte entre outros assuntos. O prefácio é de Jairo Scholl Costa.

O autor

Airton Fernando Iepsen é técnico mecânico de formação. Depois de aposentado, graduou-se no curso de Licenciatura em História EaD pela Universidade Federal do Rio Grande, entre 2015 e 2018. A partir de 2020 ingressou e concluiu o Mestrado Profissional em História através do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/ICHI – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Trecho do prefácio

“A história do pomerano é a história de quem perde tudo e recomeça outra vez. Sempre. É uma história de resiliência, de coragem. Li o livro de um fôlego só. É uma obra que te entusiasma e que não queres abandonar, e quando chega ao final, fica aquela sensação de que se gostaria de ler mais. Diz-se que o povo pomerano é um povo na diáspora, mas, enquanto uma criança souber falar pomerano, que uma mãe conte uma história de ninar pomerana ou que ainda alguém saiba cozinhar uma Schwarzsauer, a Pomerânia continuará viva. E se alguém perguntar onde está a Pomerânia, orgulhosamente responderemos: A Pomerânia é aqui.” Jairo Scholl Costa


Divulgação: RuralidadesSul & Pragmatha Editora

Prae divulga resultado de seleção de bolsista para o PDE na FURG-SLS

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio da Coordenação de Atenção ao Estudante, divulgou ontem, 28, o resultado da seleção de bolsistas para o Programa de Desenvolvimento ao Estudante (PDE) no Campus de São Lourenço do Sul.

Secretaria de Comunicação - Secom | FURG

Núcleo de Redação e Assessoria de Imprensa

www.furg.br



TJRS RECONHECE A LEI DE CLASSIFICAÇÃO DO TABACO NA PROPRIEDADE

 GRANDE VITÓRIA PARA OS FUMICULTORES E FUMICULTORAS! 

O Tribunal de Justiça do Estado votou como improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), que contestava a Lei Estadual 15.958/2023, de autoria do deputado Lourenciano Zé Nunes(PT), referente à classificação do tabaco nas propriedades. Foram 25 votos que julgaram improcedente a ADIN contra apenas 2 votos favoráveis.

A Lei Estadual, aprovada em 2022 por 46 votos favoráveis e 1 contrário no plenário, transfere o local de classificação do tabaco da indústria para a propriedade do agricultor. Essa proposta, que tramitou por sete anos na Assembleia Legislativa, atendeu a uma antiga reivindicação dos produtores de fumo, que eram prejudicados pelo sistema de classificação anterior, que causava prejuízos e perda de qualidade na produção.

Em dezembro de 2023, recebemos com grande indignação a notícia da ADIN proposta pelo Sinditabaco. O desembargador Carlos Eduardo Richinitti, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, concedeu uma liminar suspendendo os efeitos da Lei Estadual 15.958/2023, que previa a classificação do fumo em folha nas propriedades dos agricultores, até o julgamento ocorrido hoje. O Sinditabaco alegava que a indústria não teria estrutura e pessoal para enviar técnicos às propriedades para realizar a avaliação do tabaco, mas essa alegação é infundada, pois as indústrias já realizam até oito visitas durante todo o ciclo produtivo do tabaco.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia Produtiva do Tabaco na Assembleia Legislativa, lideramos debates, articulações e audiências públicas ao longo dos anos, lutando para garantir uma remuneração justa aos agricultores no momento da comercialização e defendendo que as empresas cumpram a Lei Nacional da Integração. O tabaco é uma cadeia produtiva que gera renda para centenas de municípios e merece ser preservada. No Rio Grande do Sul, 75 mil famílias se dedicam à fumicultura, presente em aproximadamente 220 municípios, representando 10% das exportações gaúchas.

"Celebramos mais uma vez esta grande vitória para os fumicultores e fumicultoras, destacando a importância do apoio da Fetag, Afubra, MPA, Fetraf, Farsul e diversos sindicatos, vereadores, vereadoras e lideranças municipais que se uniram em defesa dos produtores", falou o deputado. "Também reafirmamos nosso compromisso em permanecer atentos e vigilantes, garantindo que a lei seja rigorosamente cumprida. Nosso objetivo é assegurar que todos os produtores sejam beneficiados, promovendo um ambiente de equidade, justiça e prosperidade para todos", destacou Zé Nunes. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

SITUAÇÃO ATUAL DO MONUMENTO DA CRUZ

Nas fotos desta quarta-feira(28/08/2024), o Monumento da Cruz, no Largo Laura Abreu, marco histórico de nosso Município, inaugurado em 1958 para homenagear a primeira Missa ocorrida no Brasil. 

Nosso município de base Cristã tem o Monumento como símbolo que não está, como mostram as imagens, sendo tratado com respeito e importância pelos gestores municipais que parecem alheios a nossos valores, até quando?


Foto e informações: SLS LIVRE 


Documentário aborda a importância das águas para São Lourenço do Sul

 A produção foi aprovada pela Lei Paulo Gustavo e o lançamento está previsto para ocorrer até dezembro de 2024

Ressaltar e contextualizar a importância das águas que moldam a zona urbana e as vidas de São Lourenço do Sul, preservando memórias como forma de ressignificação de traumas e alerta para o futuro. Essa é a proposta do documentário “No Caminho das Águas”, selecionado por edital da Lei Paulo Gustavo em nível municipal.

O projeto, liderado pelo agente cultural e advogado Pedro Henrique Farina Soares, tem o objetivo de reforçar o dualismo que as águas têm para a vida das pessoas: como caminhos geradores de subsistência e, ao mesmo tempo, como caminhos que são atravessados pelos seus cursos, quando a natureza se impõe frente ao que é humano. Além de Pedro Henrique, integram a equipe de produção as jornalistas Gabriela Schmalfuss Borges e Pricilla Farina Soares.

Os aspectos econômicos, sociais e culturais que o rio São Lourenço, o Arroio Carahá (Caraá) e a Laguna dos Patos têm na vida da comunidade lourenciana serão abordados por meio de registros e documentos históricos e de depoimentos com pessoas que retiram da água seu sustento, como pescadores e ribeirinhos; que residem em espaços próximos às águas e sofrem com alagamentos e inundações; que vivenciaram a enxurrada de março de 2011 e as inundações de maio de 2024, e; que conheçam a história do município, as premissas ambientais, urbanística e de prevenção a catástrofes.

Produção e lançamento

A produção está na fase final de tomada de entrevistas e captação de imagens. A previsão é que o lançamento ocorra até dezembro de 2024. Após sua finalização, será disponibilizada gratuitamente nas plataformas digitais do coletivo de comunicação Vozes em Movimento.


O Vozes em Movimento atua desde 2015 em São Lourenço do Sul na produção e divulgação de conteúdo de caráter independente. O grupo já promoveu eventos culturais como cines-debate, rodas de conversa e saraus temáticos. Acompanhe no Instagram (https://www.instagram.com/vozesemmovimento), no Facebook (http://www.facebook.com/coletivovozesemmovimento) e no Youtube (https://www.youtube.com/c/VozesemMovimento).


Grupo EcoRodovias traz peça de teatro sobre trânsito a São Lourenço do Sul

O Grupo EcoRodovias e o Ministério da Cultura trazem a São Lourenço do Sul, nesta sexta-feira (30/08), a peça circense “Vivendo de bem com a via”, produzida e apresentada pela companhia paranaense Palco Sobre Lona. O projeto é patrocinado pelo grupo do qual a Ecosul faz parte, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A montagem tem como objetivo principal ensinar e orientar as crianças e adolescentes sobre as leis de trânsito.

A peça será apresentada no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas, mas contemplará outras instituições convidadas a participarem. As apresentações ocorrerão às 8h30min e às 14h. Com duração de 50 minutos, o projeto conta com acessibilidade em Libras e áudio descrição. Na sequência, a programação contará com uma oficina em uma minipista de trânsito e um quiz com perguntas e respostas sobre a temática da apresentação, realizado em tablets da companhia teatral. Por fim, as crianças recebem uma revistinha de brincadeiras e uma semente de Ipê, com intuito de incentivar o reflorestamento.

Utilizando a linguagem circense e teatral como forma de conscientizar as crianças e adolescentes, são abordados temas como as principais regras do trânsito, forma correta de atravessar a rua na faixa de pedestres, uso do cinto de segurança, respeito com os semáforos e sinalizações, entre outros cuidados. A peça conta com uma equipe de quatro atores e é conduzida por um narrador, de maneira lúdica, para despertar a compreensão do quão importante é o respeito com as leis de trânsito e com os demais motoristas, para que haja segurança para todos que transitam pelas ruas.(ECOSULECOSUL)

Coletivo de Entomologia da FURG-SLS participa de evento sobre Manejo de Insetos e Agroecologia

O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG/SLS participou, na última sexta-feira, 23, de um evento anual que teve como demanda a temática dos insetos. A programação, com duração de quatro horas, envolveu a palestra "Proza sobre Mulheres, Insetos e Agricultura", além de mostras de insetos e plantas repelentes e atrativas.

O evento foi organizado pelo coletivo em resposta a uma demanda local das mulheres rurais vinculadas à Igreja de Confissão Luterana da Comunidade Barranco, localizada no interior do município de São Lourenço do Sul. Patrícia Lovatto, docente e pesquisadora da universidade, contou que a pastora Stefani Niewöhner, responsável pela organização da palestra, foi quem entrou em contato com o coletivo, que conta com a colaboração de várias pessoas.

Entre os participantes estavam as bolsistas do coletivo e estudantes da FURG, Mariéla Ceteno, Jaqueline Fischer, Aline Mello e a colaboradora egressa do curso de Educação do Campo, Carina Rusch, além das professoras Letícia Hellwig e Patrícia Lovatto. “Foram três dias de trabalho, organizando plantas para serem distribuídas, incluindo as 85 mudas que foram entregues. Os estudantes também produziram material sobre manejo de insetos”, informou Patrícia.


A atividade discutiu temas relacionados à saúde das mulheres do campo, “sendo que neste ano optaram por conhecer mais sobre os insetos e formas de manejá-los na produção agrícola”, disse Lovatto. No total, 85 mulheres agricultoras de diferentes localidades participaram da atividade, que desmistificou percepções equivocadas sobre alguns grupos de insetos. O encontro também contribuiu para o conhecimento sobre espécies comuns que desempenham um papel crucial na saúde dos cultivos, por meio do controle biológico natural, e promoveu o empoderamento das mulheres na temática.

“São mulheres que, a partir dessa temática, encontram também uma forma de se empoderar em relação aos seus sistemas de produção, entendendo que são capazes de intervir positivamente no manejo dos cultivos, que geralmente é uma questão muito ligada aos homens”, destacou Patrícia.

Também foram compartilhados conhecimentos sobre plantas espontâneas, ornamentais, medicinais e aromáticas, que podem atrair insetos predadores, parasitoides e polinizadores. A atividade ainda envolveu a divulgação do Campus da FURG São Lourenço do Sul. Segundo Patrícia, houve muitas perguntas e manifestações de interesse, considerando que a maioria dos cursos do campus é voltado para as questões ambientais e agrícolas.




“Ao final da atividade, que envolveu mostra de plantas e insetos, cada participante levou para casa uma muda da espécie Tagetes patula (Asteraceae, reconhecidamente atuante como atrativa para predadores e repelente para espécies fitófagas (que se alimentam dos cultivos), e panfletos com dicas para o cultivo consorciado, manejo e identificação de insetos importantes para a saúde das hortas e pomares”, complementou Lovatto.

Fotos: Divulgação.

Secretaria de Comunicação - Secom | FURG

Ineesol participa de mais uma edição da Expointer com foco na agricultura familiar

Ineesol irá interagir com visitantes, apresentar suas atividades, fornecer informações sobre políticas públicas para a agricultura familiar e divulgar as ações desenvolvidas pela FURG

 


A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participará, através do projeto de extensão "Feiras da Agricultura Familiar - Processos Associativos para o Fortalecimento da Pequena Produção", da 47ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontecerá de 24 de agosto a 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, km 257 da BR-116 (via lateral). A Ineesol é um programa integrado ao Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade (MARéSS) e atua nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Durante o evento, a Ineesol estará no espaço do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A equipe da incubadora promoverá a interação com os visitantes, apresentando suas atividades e auxiliando na divulgação e esclarecimentos sobre o acesso a políticas públicas de apoio aos agricultores familiares, com foco na melhoria dos processos produtivos e na comercialização.

"Este projeto começou em 2023, com ações iniciais voltadas ao apoio à instalação do Pavilhão da Agricultura Familiar. Desde então, pelo menos nove feiras foram realizadas com a participação da Ineesol, consolidando-se como um espaço para divulgar também as ações desenvolvidas pela FURG, incluindo nossos campi e cursos. Ao longo das feiras, temos sistematizado um levantamento socioeconômico dos expositores, o que contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas para o setor e para a articulação de importantes relações para sua efetiva implementação", afirmou Cristiane Costa, professora responsável pela comunicação, editoria e divulgação, e por coordenar as atividades da Ineesol na região de Santo Antônio da Patrulha.

 

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini


Secretaria de Comunicação - Secom | FURG

FURG-SLS realiza mais uma edição do Dia da Berga

A Coordenação do Bem-Viver Universitário (CBVU) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG promoveu nesta terça-feira, 27, mais uma edição do Dia da Berga no Campus de São Lourenço do Sul e contou com a participação da comunidade acadêmica. A primeira edição da atividade ocorreu em 2015 e, desde então, passou a fazer parte do calendário anual de todos os campi da universidade.

O evento visa proporcionar aos estudantes um momento de confraternização. Segundo Luciana de Souza Vargas, assistente social com atuação na Coordenação de Atenção ao Estudante da Prae/CAE-SLS, a ideia original da atividade é apresentar aos alunos de fora do Estado a cultura gaúcha destacando costumes locais como 'lagartear' ao sol, degustar uma 'berga' na companhia de um chimarrão.


A atividade foi realizada nos prédios 1 e 2 da FURG-SLS, com dois horários de funcionamento: das 14h às 17h e das 19h às 21h.

Fotos: Larissa Schneid Bueno/Secom”

Secretaria de Comunicação - Secom | FURG

Futuro do tabaco: DEFs são tema de evento na 47ª Expointer

A 47ª Expointer que está sendo realizada em Esteio (RS), sediou o Fórum Tabaco – Desafios e oportunidades no Brasil, nesta quarta-feira, 28 de agosto. O evento, organizado pela Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), ocorreu no auditório da Casa da Rede Pampa, no Parque de Exposições Assis Brasil.


A regulamentação do uso e a comercialização dos dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) foi o tema do primeiro painel com a participação do presidente da Abifumo, Edimilson Alves; a diretora da Anvisa 2017/2020, Alessandra Bastos; o secretário da Agricultura do RS, Clair Kuhn; o secretário do Turismo do RS, Ronaldo Santini; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; o senador Luis Carlos Heinze; e o deputado federal, Alceu Moreira.

Já o segundo painel, nomeado “Novas tecnologias, novas oportunidades”, contou com a presença de Marcilio Drescher, presidente da Afubra; Iro Schünke, presidente do SindiTabaco; Pedro Westphalen, deputado federal; Marcus Vinicius, Elton Weber e Edivilson Brum, deputados estaduais; e Giovani Weber, produtor rural.

No início de agosto, 38 entidades de diversos setores lançaram um manifesto pedindo urgência na regulamentação do consumo dos DEFs no País. Apesar da manutenção da proibição da Anvisa, anunciada em abril deste ano, o consumo dos dispositivos não parou de crescer. Os dados do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) mostram que o número de consumidores chegou a 2,9 milhões de pessoas em 2023, o que representa um aumento de 600% em seis anos. Como o produto não é regulamentado, esses consumidores estão expostos ao mercado ilegal, que não paga impostos nem está sujeito a regras sanitárias.

A escolha de proibir o uso também vai na contramão de mais de 100 países no mundo que já fazem a comercialização formal dos produtos. Além disso, a produção dos dispositivos no país permitiria a criação de 124,5 mil empregos, o que equivale a oito vezes os postos de trabalho já criados em 2023 no setor agropecuário, segundo recente estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

“O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de tabaco há mais de 30 anos. Deveríamos ser protagonistas na defesa dessa cadeia produtiva que gera renda e empregos, mas há uma imensa contradição sobre este tema em nosso país. Quase 100 países já regulamentaram os DEFs, enquanto a ANVISA segue sendo contrária”, comentou Schünke no evento.

SOBRE O SINDITABACO – Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. As ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br

68 ocorrências registradas na DP de São Lourenço do Sul na última semana

No período de 19 a 23 de agosto foram registradas na DP local 68 ocorrências, sendo: 

1 lesão corporal leve, 

1 perda de celular, 

2 fugas de local de acidente, 

1 perturbação do trabalho ou do sossego alheio, 

1 apropriação indébita, 

1 furto de documento, 

1 crime de poluição e outros crimes ambientais, 

1 outros crimes contra a criança/adolescente, 

2 crimes contra a flora, 

4 perdas de documentos, 

1 difamação, 1 outras fraudes, 

2 estelionato fraude eletrônica, 

3 acidentes de trânsito com danos materiais, 

1 lesão corporal, 

2 vias de fato, 

1 dano, 

1 localização de pessoa desaparecida, 

2 tráfico de entorpecentes,

1 calúnia, 

1 furto simples em residência, 

2 outros crimes, 

1 importunação sexual, 

3 estelionatos, 

11 fatos, em tese, atípicos, 

8 ameaças, 

1 desacato, 

1 desobediência, 

5 posses de entorpecentes, 

1 perseguição, 

1 permitir, confiar ou entregar direção a pessoa sem habilitação e 

2 lesões corporais culposas direção veículo automotor. 

Na última semana foram registradas 44 ocorrências.

Fonte: O Lourenciano 

Governo federal publica decreto com regras para o alistamento militar feminino

O governo federal publicou nesta quarta-feira (28) um decreto com regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil.


Hoje, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo.

O alistamento aos 18 anos, no entanto, ainda é restrito aos homens – convocados ou voluntários. As novas regras permitem que mulheres também se voluntariem nessa idade.

A regulamentação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta.

Lula e Múcio participam nesta quarta de uma cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa, e devem fazer um lançamento simbólico das novas regras.

O que prevê o decreto

Pelo decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação.

O alistamento vai ocorrer no período de janeiro a junho do ano em que a mulher voluntária completar 18 anos. A designação dos municípios para o alistamento será feita anualmente por meio do plano geral de convocação proposto pelos comandos das Forças Armadas ao ministro da Defesa.

De acordo com o decreto, a seleção das mulheres será realizada dentro do que determina a lei que regulamentou o serviço militar brasileiro. Os critérios para seleção das voluntárias serão físico, cultural, psicológico e moral.

A seleção também poderá compreender mais de uma etapa, inclusive a que trata da inspeção de saúde, segundo a publicação. A inspeção de saúde é constituída de exames clínicos e laboratoriais que atestem que a alistada não tem limitações à prestação do serviço militar inicial.

Conforme o decreto, a incorporação de mulheres voluntárias às Forças Armadas obedece às leis que estabeleceram o serviço militar, de 1964, o estatuto dos militares, de 1980, e a que dispõe sobre a licença para gestantes e adotantes.

Alistamento voluntário e serviço obrigatório.

A publicação informa que as mulheres alistadas poderão desistir do serviço militar inicial até o ato oficial de incorporação. Depois disso, o serviço se tornará de cumprimento obrigatório, e a militar ficará sujeita ao mesmo regramento do serviço masculino.

Segundo o decreto, a alistada será considerada desistente em caráter definitivo caso não compareça a qualquer uma das etapas de seleção.

Ainda de acordo com a publicação, as mulheres voluntárias não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço ativo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Ecosul inicia obra em muro de contenção no km 521 da BR-116

A Ecosul informa que iniciou na manhã desta segunda-feira (26/08) o trabalho para recomposição da estrutura do viaduto do km 521 da BR-116, no acesso à Avenida 25 de Julho, em Pelotas. Em razão da obra, o tráfego sentido capital-interior está sendo desviado para as vias marginais e deve permanecer assim pelas próximas duas semanas, prazo previsto para conclusão da intervenção, considerada complexa.

Segundo engenheiro geotécnico especialista nesse tipo de obra contratado como consultor pela concessionária, não há risco à estrutura em razão da queda da barreira e de uma parte superior do muro de contenção do viaduto. Novidades sobre o trabalho serão comunicadas em caso de necessidade.

sábado, 24 de agosto de 2024

Brigada Militar prende três indivíduos em Tapes, na Operação Força Total


Na madrugada deste sábado (24/8), a Brigada Militar através do 30°BPM prendeu três homens  durante a Operação “Força Total”, na cidade de Tapes. 

Na ação houve confronto entre os indivíduos e os policiais militares, resultando na prisão e apreensão de armas e drogas.  

A resposta rápida e adequada da Brigada Militar é crucial para minimizar os danos e proteger a vida dos cidadãos e dos próprios policiais. 

Material apreendido

Um revólver

Nove munições Aproximadamente 800 gramas de maconha 

Dois celulares 

A quantia de R$ 110,00


Brigada Militar, a Força da Comunidade! 

30°BPM/ComSoc.

Jantar Show dos 47 anos da APAE SLS

 


Pode reservar ingresso com a diretoria ou pelo fone 32513389 e entregamos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Temperatura cai no final de semana


 A Sala de Situação atualiza a previsão para os próximos dias no Estado. Na sexta-feira (23), o avanço de uma massa de ar frio de origem polar favorece as temperaturas mais baixas, com mínimas entre 7 e 9°C no Oeste, Campanha e Sul, e entre 10 e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas sobem pouco, em torno dos 11 aos 16°C, não passando dos 9°C na Serra e, ao longo da noite, entram em declínio em todo o RS.

No sábado (24), com a atuação do ar frio, as temperaturas mínimas ficam em torno dos 3 aos 11°C, e as máximas entre 8 e 14°C, não passando dos 5°C na Serra. Os ventos sopram de sul no Litoral, com rajadas de até 55 km/h. No final da noite, com a presença de umidade, há chance de neve sobre a região da Serra e precipitação invernal no Oeste e Campanha. 

O domingo (25) inicia com temperaturas ainda mais baixas, variando entre 1 e 6°C sobre o Estado, chegando aos 0°C na Serra, e com condições de chuviscos/chuva fraca e precipitação invernal em áreas altas da Serra. As temperaturas da tarde sobem pouco e ficam em torno dos 6 aos 13°C. O vento sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h, reforça a sensação de frio na faixa Leste do Estado. 

Na segunda-feira (26), a persistência da massa de ar frio segue favorecendo as temperaturas baixas pela manhã, variando entre -2 e 0°C no Norte e Serra, e entre 3 e 5°C nas demais regiões. Com isso, há condição de geada em todo o Estado. As temperaturas da tarde sobem, variando entre 14 e 17°C. À noite, as temperaturas entram em declínio novamente. 

Na terça-feira (27), as mínimas variam entre 1 e 7°C na maioria das regiões, ficando abaixo dos 0°C nas áreas altas da Serra. Na Campanha, Sul, Centro e áreas da metade Norte, há chance de geada. As temperaturas máximas começam a ficar mais altas, entre 14 a 20°C. A tendência é que, na quarta-feira (28), a massa de ar frio perca intensidade.

A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. Mantenha-se agasalhado, evite locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Redobre a higienização das mãos e a hidratação.

Mulher é presa por tráfico de drogas em São Lourenço do Sul

A Brigada Militar de São Lourenço do Sul, prendeu uma mulher, de 26 anos, após receber denúncias anônimas de tráfico de drogas na região. 


Com a mulher, foram encontrados materiais ilícitos, o que motivou a prisão em flagrante.

Brigada Militar, a força da Comunidade! 

30°BPM/ComSoc.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Rua necessita de manutenção no loteamento Camponesa

 A moradora do loteamento Camponesa, Katia Munhoz, fez uma publicação na rede social Facebook pedindo atenção para o local. Nesta quarta-feira (21) ele publicou em um grupo na rede social um texto e uma imagem pedindo solução ao problema do barro que está prejudicando moradores no seu dia a dia.


Oi bom dia pessoal quero mostrar aqui e chamar a atenção pública pra minha rua que fica no loteamento Camponesa minha rua se encontra assim, aí vão dizer a é porque tem chovido muito mas não é a rua tá sempre assim estamos esquecidos o meu filho e o dos outros moradores não chegaram na escola hoje com os tênis limpinho as pessoas pra trabalhar tem que sair de sacola nos pés isso quando não caem de bicicleta por causa do barro eu queria q os candidatos a vereador e a prefeitura que viessem aqui fazer campanha agora não fiquem só no centro no calçadão é um convite que eu faço venha até a vila , já estamos cansada desse barro todo"...

Segundo ela, ja teria solicitado ao Poder Público, junto com suas vizinhas, a manutenção da via o que não ocorreu.



terça-feira, 20 de agosto de 2024

Retiro de Confirmandos e Confirmandas 2024 da Paróquia Evangélica De Confissão Luterana São Lourenço do Sul

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2024, sob o tema “NÃO TENHA MEDO, POIS EU TE SALVAREI; EU TE CHAMEI PELO TEU NOME, TU ÉS MEU E TU ÉS MINHA!” confirmandos e confirmandas da Paróquia Ev. De Conf. Lut. São Lourenço do Sul foram acolhidos e acolhidas no CETAP, localizado na Cidade de Morro Redondo-RS, para participarem do Retiro de Confirmandos e Confirmandas 2024.


Foram muitos momentos importantes de integração entre jovens confirmandos e confirmandas das três comunidades da Paróquia São Lourenço do Sul: Comunidades São Lourenço do Sul, Unida em Cristo e Bom Pastor (Turuçu-RS-RS).

O encontro iniciou com a acolhida aos jovens confirmandos e confirmandas, aquela habitual correria para encontrar o seu cantinho... depois disso, já na sala de eventos, houve o momento de integração entre todos os e as participantes do evento, desde confirmandos e confirmandas, passando pelos e pelas jovens da JE (JESLO) e as mamães e papai que foram para ajudar com a alimentação. Cada participante escreveu o seu nome no cartaz do tema do encontro formando um acróstico.


À tarde formos surpreendidos com a falta geral de luz na cidade, além do tempo chuvoso, logo, todas as atividades foram dentro do prédio do SETAP. O sábado terminou com a janta e as equipes (verde, amarela, vermelha e azul) interpretando, teatralmente, alguns mandamentos. Depois disso, encerramos a noite de sábado com a meditação noturna e apito final (hora de dormir).

O domingo começou cedo, com a meditação da manhã, depois o espaço JESLO (onde os jovens apresentaram a JE aos confirmandos e confirmandas), depois disso houve o (já tradicional) passeio por alguns pontos importantes como o cemitério da comunidade, hospital e a igreja da Comunidade Advento. Depois disso, as equipes foram desafiadas à união, integração e coordenação no desafiante caça ao tesouro. A equipe vermelha foi a vencedora!

O encontro encerrou-se com a entrega do estudo para a apresentação dos confirmandos e confirmandas, meditação final e almoço. Depois disso, aquela arrumação geral das coisas e a limpeza do local. O embarque de volta aconteceu às 14h.


Desde já, agradecemos a cada mamãe, papai e/ou responsável por permitir que teu filho, tua filha pudesse experimentar tamanho desafio. E todos e todas, sem exceção, foram exemplares na sua postura, estudo e dedicação.

Agradecimento especial aos jovens da JESLO que se fizeram presentes como ajudantes nas atividades e no cuidado com os confirmandos e confirmandas e às mamães e ao papai que foram contribuir com sua ajuda na cozinha. Sensacional!! Obrigado!!

Agradecemos à Comunidade Advento, Paróquia Morro Redondo por nos acolher.

“Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu.” Is 43.1

Texto: Teólogo Anderson Verdin

Imagens: Júlia Barbosa Bartz; Pietro Bottermund Martins; Lucas Kuhn Schneider, Isadora Wegner, Anderson Verdin...

Deputado Estadual Pedro Pereira reforça apoio ao SOS AGRO

 O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) voltou a manifestar seu apoio ao movimento SOSO AGRO em publicação nas redes sociais. 


Em vídeo de entrevista realizada na Assembleia Legislativa ele cobrou respeito por parte do Governo Federal. 

Jantar marca início das comemorações de 125 anos de Navegantes e São Pedro em SLS

2025 será um grande ano para a comunidade da Igreja dos Navegantes, bem como as Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Pedro que completarão 125 anos.

No dia 06 de setembro de 2024, às 20 horas e 30 minutos, acontecerá o Jantar de lançamento destes ggrande acontecimentos, no Salão da Igreja Navegantes.

Após o jantar acontecerá a coroação das Rainhas e Minirrainhas das Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro.

A animação será de Tierre Cavalheiro e Banda.

Sua presença será motivo de grande alegria.

Compre no Gouvea Veiculos com os descontos da EXPOINTER 2024

 



domingo, 18 de agosto de 2024

PRF prende contrabandista com carro, placas de SLS, carregado de agrotóxicos em Pelotas

Um homem que viajava em outro carro avisando o contrabandista das barreiras policiais também foi interceptado.



Na noite deste sábado (17), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um criminoso com 160 litros de agrotóxicos contrabandeados. Ele recebia informações via rádio comunicador de outro homem que viajava à frente com a família. A abordagem ocorreu em uma estrada vicinal próxima à BR-116, em Pelotas.

Durante operação de combate ao crime, Policiais Rodoviários Federais abordaram o motorista de um Monza com placas de São Lourenço do Sul que transitava pela rodovia e desviou por uma uma estrada vicinal antes de uma barreira policial. Ao verificarem o porta-malas do veículo, localizaram diversas embalagens de agrotóxicos uruguaios, totalizando 160 litros do produto. Parte da carga era de uma substância proibida no Brasil devido ao altíssimo risco de morte que gera. 

Foi abordado também um Palio, emplacado em São Lourenço do Sul, que viajava à frente do Monza. Nele estava um homem de 34 anos, acompanhado da esposa e de dois filhos pequenos. Nos dois carros foram encontrados rádios comunicadores semelhantes, que permitiam a comunicação entre si. Os dois motoristas haviam sido presos juntos pela PRF com agrotóxico contrabandeado em dezembro do ano passado na cidade de Arroio Grande.

O motorista do Monza foi preso em flagrante por contrabando e encaminhado para a área judiciária. O condutor do Palio também foi conduzido e será investigado. A carga foi apreendida e ficará à disposição da Justiça.