A Sala de Situação atualiza a previsão para os próximos dias no Estado. Na sexta-feira (23), o avanço de uma massa de ar frio de origem polar favorece as temperaturas mais baixas, com mínimas entre 7 e 9°C no Oeste, Campanha e Sul, e entre 10 e 14°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas sobem pouco, em torno dos 11 aos 16°C, não passando dos 9°C na Serra e, ao longo da noite, entram em declínio em todo o RS.
No sábado (24), com a atuação do ar frio, as temperaturas mínimas ficam em torno dos 3 aos 11°C, e as máximas entre 8 e 14°C, não passando dos 5°C na Serra. Os ventos sopram de sul no Litoral, com rajadas de até 55 km/h. No final da noite, com a presença de umidade, há chance de neve sobre a região da Serra e precipitação invernal no Oeste e Campanha.
O domingo (25) inicia com temperaturas ainda mais baixas, variando entre 1 e 6°C sobre o Estado, chegando aos 0°C na Serra, e com condições de chuviscos/chuva fraca e precipitação invernal em áreas altas da Serra. As temperaturas da tarde sobem pouco e ficam em torno dos 6 aos 13°C. O vento sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h, reforça a sensação de frio na faixa Leste do Estado.
Na segunda-feira (26), a persistência da massa de ar frio segue favorecendo as temperaturas baixas pela manhã, variando entre -2 e 0°C no Norte e Serra, e entre 3 e 5°C nas demais regiões. Com isso, há condição de geada em todo o Estado. As temperaturas da tarde sobem, variando entre 14 e 17°C. À noite, as temperaturas entram em declínio novamente.
Na terça-feira (27), as mínimas variam entre 1 e 7°C na maioria das regiões, ficando abaixo dos 0°C nas áreas altas da Serra. Na Campanha, Sul, Centro e áreas da metade Norte, há chance de geada. As temperaturas máximas começam a ficar mais altas, entre 14 a 20°C. A tendência é que, na quarta-feira (28), a massa de ar frio perca intensidade.
A Defesa Civil orienta alguns cuidados à população, especialmente com pessoas vulneráveis: enfermos, idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos. Mantenha-se agasalhado, evite locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Redobre a higienização das mãos e a hidratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário