quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Primeiro Seminário Técnico do Leite é realizado em São Lourenço do Sul

 A Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar/Pomerano), juntamente com a Emater/RS-Ascar, a Embrapa e parceiros, realizou no mês de Julho de 2024 o 1⁰ Seminário Técnico do Leite, em São Lourenço do Sul. A iniciativa visa compartilhar conhecimentos, experiências e comemorar o Dia Nacional do Produtor de Leite, celebrado nesta data. Participaram da abertura a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, o presidente da Coopar, Nildo Rutz, e representando a Chefia Geral da Embrapa, Sérgio Bender.

Os participantes puderam acompanhar, ao longo do dia, as palestras “Em Busca de Alta Eficiência Econômica e Crescimento na Produção de Leite”, com Wagner Beskow, da Transpondo; “Planejamento Forrageiro e Custo de Produção de Alimentos”, com Sérgio Bender, analista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa; e “Importância da Água na Pecuária Leiteira”, com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, César Roberto Demenech.

A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, destacou o trabalho desenvolvido em conjunto entre o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) e a cooperativa em favor dos produtores. “A história da Coopar e da Emater na produção de leite vem de muitos anos. Em 2001, foram enviados 12 alunos para fazer o nosso curso de Inseminação Artificial, a fim de começar a atividade na cooperativa. Na época, a média de produção diária das vacas era de dez litros e, hoje, com o melhoramento, essa média chega aos 40 litros por dia”, salienta Mara, enfatizando os resultados positivos alcançados a partir da parceria entre as instituições.

O município de São Lourenço do Sul conta com 300 produtores de leite, que produziram em 2023 o total de 34 milhões de litros. Na área de atuação da Coopar/Pomerano, que abrange também os municípios de Canguçu, Piratini, Morro Redondo, Arroio do Padre, Turuçu, Pelotas, Camaquã, Chuvisca, Dom Feliciano, Capão do Leão, Rio Grande e Cerrito, o volume de leite produzido no ano passado chegou aos 72 milhões de litros, o que denota a importância do setor para a economia da região e para a permanência das famílias no meio rural, uma vez que a produção de riquezas é investida localmente.

Desde 2001 é desenvolvido um trabalho de melhoramento genético no rebanho leiteiro do município e da região, que é fomentado pela Coopar/Pomerano. “A Emater, em São Lourenço do Sul e região, possui trabalho na área de produção leiteira e, historicamente, mantém técnicos para apoiar o desenvolvimento da atividade. Atualmente, estamos encaminhando um trabalho para a melhoria da qualidade da água nas propriedades leiteiras, com o objetivo de melhorar a qualidade do leite”, exemplifica a presidente Mara Helena.

O trabalho de Aters da Emater/RS-Ascar voltado à área social é realizado com as famílias, de forma concomitante àquele que visa à área econômica. A Instituição organiza grupos de produtores em todo o meio rural, buscando também o desenvolvimento social e o bem-estar dos produtores.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário