A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (4), audiência pública para tratar sobre Relatório Detalhado de Prestação de Contas do 4º bimestre de 2015 da Gestão da Secretaria Estadual da Saúde, apresentado pelo secretário João Gabardo. O deputado Zé Nunes (PT), que participou da reunião, criticou a inoperância ao governo em relação à esta área. “Inúmeros prefeitos estão ficando da mãos atadas. Não recebem recursos de convênios e não têm mais de onde tirar para assegurar a continuidade dos serviços”, lamentou.
Conforme o parlamentar, a Santa Casa de Misericórdia de Jaguarão, por exemplo, teve contrato encerrado com o Estado em setembro deste ano. Até então, eram repassados R$ 320 mil mensais, porém, em outubro, foram repassados apenas R$ 60 mil. A administração está buscando acessar o Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, Sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos (FUNAFIR). Há um alinhamento de procedimentos sendo realizados entre Banrisul e governo do Estado, e nenhuma instituição hospitalar gaúcha acessou efetivamente os referidos recursos. Todas estão em processo de análise interna do Banco.
Respondendo a uma das principais preocupações dos deputados, o secretário revelou que, ainda nesta semana, os primeiros hospitais beneficiados por empréstimos do FUNAFIR deverão receber os recursos. Em relação a Jaguarão, disse que está sendo encaminhado.
Azonasul
O chefe de gabinete do deputado Zé Nunes, Zelmute Marten participou da reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizada em Pelotas. A assembleia reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários da saúde da Região Sul para debater o caos total na área da saúde, com diversos hospitais fechando e municípios com uma situação financeira insustentável. Ficou acordada a realização de um abraço à Santa Casa de Misericórdia de Rio Grande, sob a ameaça de encerrar a prestação dos serviços. A atividade foi marcada para segunda-feira (9), a partir das 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário