sexta-feira, 6 de novembro de 2015

35ª Feira do Livro estreia com uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna

A 35ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul começa cheia de atividades voltada ao estimulo da leitura e a integração coma comunidade. Na quinta-feira (12), data de estréia da feira, a partir das 19h acontece nas dependências do evento, uma homenagem póstuma ao ícone da literatura brasileira, Ariano Suassuna. 

A atividade irá reunir professores de literatura da rede ensino do município para uma roda de conversa sobre as principais obras do autor. Após acontece a exibição do filme “Auto da Compadecida”, obra que projetou Suassuna como dramaturgo e retrata de forma cômica e intenção moralizadora as tradições religiosas nordestinas e a cultura brasileira. 

Ariano Vilar Suassuna foi advogado, professor, teatrólogo e romancista e ocupou a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em julho do ano passado, aos 87 anos. Em 1946 Ariano iniciou a Faculdade de Direito e se ligou ao grupo de jovens escritores e artistas que tinha à frente Hermilo Borba Filho, com o qual fundou o Teatro do Estudante Pernambucano. No ano seguinte, Ariano escreveu sua primeira peça, "Uma Mulher Vestida de Sol", e com ela ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno. A obra marcou a estréia de Suassuna como escritor de sucesso. 

A coordenadora municipal de Cultura, Joice Kaul explica os objetivos da homenagem. “2015 é a data de um ano do falecimento do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Suas obras são riquíssimas em conhecimento literário e como o tema da 35ª edição da Feira do livro é o ‘livro como agente transformador de uma vida melhor para todos e para cada um’ buscamos divulgar as obras desse importante autor, que escreveu e retratou de forma simples, a cultura brasileira” – afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário