quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Presidente da ALRS defende flexibilização do uso de máscaras em ambientes externos

Durante reunião do Conselho de Crise, formado por chefes dos Poderes, entidades comerciais, dirigentes de hospitais e representantes de universidades, nessa quarta-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), defendeu a flexibilização do uso de máscaras em ambientes externos. Segundo o parlamentar, os indicadores da Covid-19 no estado mostram a estabilização no número de casos e, com o avanço da vacinação, é possível discutir a revisão de protocolos, entre eles o uso de máscara nas ruas. “Temos evidências claras de que estamos em uma fase mais controlada da pandemia. Com ponderação, podemos atualizar as regras e protocolos de controle da doença”, afirma. 

O presidente destacou o caso de cidades menores, que já alcançaram taxas de aproximadamente 90% de imunização da população, e poderiam tornar o uso de máscara facultativo nos ambientes externos, prática que já ocorre em outros países. “É um avanço importante que pode ser debatido e contar com posicionamento do Estado diante da Lei Federal 14.019, de julho de 2020, que prevê o uso obrigatório em espaços públicos, como ruas e praças" explicou. 

Temporada de férias à vista

Com a proximidade do veraneio, Gabriel frisou a importância da adaptação das regras ao novo momento da pandemia, mantendo os devidos cuidados para que se evitem aglomerações. “Minha região, o Litoral Norte, nesta época recebe turistas em maior número. Precisamos ter o equilíbrio de protocolos flexíveis e compatíveis com o quadro sanitário e cautela para não vermos os casos aumentarem”, finalizou.

Estado altera protocolos sanitários de prevenção contra Covid-19

Durante o encontro do Conselho de Crise foram anunciadas atualizações nos procedimentos. Parte das normas vigentes passam a ser recomendações – com exceção de algumas regras obrigatórias que ainda deverão ser seguidas por todas as pessoas. Fica retirado, por exemplo, o teto de ocupação dos locais, tanto abertos como fechados, bem como a previsão de multas para descumprimento. No entanto, há quatro protocolos que deverão ser cumpridos. O decreto com o detalhamento será publicado até sexta-feira (19), com vigência a partir de 0h de sábado (20).

Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas;

Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e seus contactantes com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa;

Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos;

Apresentar o comprovante vacinal antes de entrar e para permanecer em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração.

Mais informações no site do Governo do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário