quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Organizações do campo e da cidade se mobilizam em ato para reinvindicar apoio a produção de alimentos no RS

A atividade aconteceu nesta terça feira, 16/11, em frente ao palácio Piratini, reunindo mais de 10 organizações do campo e da cidade para reinvindicar a aprovação do crédito emergencial para a agricultura familiar, a execução dos 23 milhões de reais, recursos do BNDES destinados  para a produção de alimentos ainda em 2014 e  o incentivo em outras políticas públicas de apoio e subsídio à produção de alimentos.

A FETRAF-RS juntamente com outras entidades do campo, como o MST, MPA, UNICAFES e MMC iniciaram seu ato em frente ao INCRA e em seguida seguiram em marcha para frente do Palácio Piratini onde reuniram-se com outras organizações do meio urbano, dentre elas as organizações das cozinhas comunitárias, CPERS e a CUT.

A realização do ato se deu pelas inúmeras negativas do governo estadual em atender as demandas da agricultura familiar. As organizações estão desde o início da Pandemia chamando atenção para a dificuldade de produção e comercialização de alimentos, os riscos de desabastecimento  e as dificuldades enfrentadas pelos agricultores por conta da estiagem. A falta de respostas e já sobre os efeitos da crise, está que agora passa a se agravar ainda mais pela alta dos insumos agrícolas, combustíveis e energia elétrica, exigiram que houvesse a realização do ato para cobrar ações emergenciais.


Ainda pela manhã as entidades solicitaram um novo pedido de audiência com o Governador, este que fazia mais de dois anos que não as recebia.

Esperançosos de uma resposta diferente, as entidades se depararam novamente com a falta de acolhida do Governador,  tendo apenas a  oportunidade de falar com o chefe de gabinete da casa civil, este que demonstrou desconhecimento das pautas e das audiências que já haviam acontecido e assim, o descaso do governo com a agricultura familiar. 

O coordenador geral da FETRAF-RS, Sr. Douglas Cenci, avalia positivamente a atividade. "A presença do grande número de entidades do campo e da cidade é um fato histórico e demonstra unidade entorno da pauta da produção de alimentos como estratégia para a permanência dos agricultores no campo e o combate a fome. Embora o governo do estado não demonstre qualquer interesse em ajudar a agricultura familiar, nós saímos fortalecidos, certos de que não estamos sozinhos nesta luta". 

As entidades aguardam retorno do governo do estado e prometem voltar a se mobilizar caso não aja avanços.

Fetraf

Nenhum comentário:

Postar um comentário