quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Vamos encontrar um caminho para salvar o setor leiteiro, afirma Pedro Pereira

A grave crise que está atingindo o setor produtivo do leite no Rio Grande do Sul e em todo o País foi tema de uma audiência na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa. O encontro contou com a participação de mais de trinta parlamentares e ocorreu na sala de reuniões da presidência. De acordo com o deputado Pedro Pereira (PSDB), a situação do setor leiteiro no Estado foi agravada após a recente decisão de encerrar a cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado da União Europeia e da Nova Zelândia. 
Foto: Rafael Ribeiro

Pereira ressaltou a importância da cadeia produtiva do leite para o Estado. "São mais de 65 mil produtores. Dos 497 municípios, em 465 há produção de leite. Não podemos admitir que produtos lácteos de outros países, entrem no Brasil com taxas baixas, praticamente de forma livre. Com a união de todos, vamos encontrar um caminho para salvar o setor leiteiro, pois é inadmissível que os mais de 65 mil produtores espalhados em 465 municípios, continuem perdendo dia após dia” desabafou.

Outro assunto abordado na reunião foi o entendimento da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) de que a União não precisa mais ressarcir Estados pela lei Kandir. “É preciso acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o repasse de recursos da Lei Kandir”, defendeu Pereira. O parlamentar tucano disse ainda que a União deve bilhões ao Estado e que poderia haver um acordo, já que o Estado também está com dívidas com o governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário