sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Uva torna-se importante forma de diversificação no campo

A produção de uvas no interior de São Lourenço do Sul vem se desenvolvendo como uma importante forma de diversificação e fonte de renda para famílias que se dedicam a esta cultura. Na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito Rudinei Härter, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural Bruno Leitzke, da médica veterinária Graziele Ferreira da Silva e técnicos da Emater, visitou duas propriedades rurais que apostaram no projeto de diversificação e hoje colhem bons resultados.

Na propriedade do casal Gerson Scheer e Rejane Scheunemann, na localidade de Fortaleza, são 2,4 mil pés plantados em 1,5 hectares. São 15 variedades de uvas de mesa e suco cultivadas com extremo cuidado pela família que prevê uma produtividade entre 18 mil e 20 mil quilos na safra atual que vai até março. Deste total, 90% são comercializados in natura e o restante é destinado a suco. A venda é feita direta ao consumidor na propriedade e na Feira do Produtor, na praça central, além de uma parte destinada a empresas.

A família aposta na produção de uvas como forma também de turismo rural. A propriedade, Vinhedos de Fortaleza, está sempre aberta para que os visitantes possam conhecer os parreirais, vivenciar a colheita, provar as 15 variedades e também comprar. “Nosso objetivo é trazer o público para cá. Talvez um dia fazer toda a venda aqui, sem sair da porteira”, revela Gerson que, ao lado da esposa, mostrou em detalhes a produção ao prefeito e seus acompanhantes. “Isso tudo aqui é fruto de dedicação”, elogiou Härter.

A propriedade foi contemplada com recursos da Consulta Popular para criação de agroindústria que produzirá sucos e geleias. O projeto técnico para a instalação da agroindústria está sendo desenvolvido pela Emater. A propriedade fica a 25km do Centro da cidade. Para chegar ao local é necessário seguir pela RS-265 e na localidade do Boqueirão, ao lado do Posto Estrelinha, pegar a estrada secundária à esquerda por oito quilômetros.

Produção de vinho no Rincão

Na localidade de Rincão, a visita foi na propriedade de Márcio Tessmann que cultiva cinco variedades de uvas em 2 hectares. Parte é comercializada no local e na Feira do Produtor, mas o principal destino é sucos e vinhos produzidos na propriedade mesmo, pelo agricultor. Além dos vinhedos, ele apresentou a comitiva todo o processo de produção de suco e vinhos seco, suave, bordô, por exemplo.

A atual safra deve render cerca de 20 mil quilos de uvas. Na propriedade, a safra passada rendeu 6 mil litros de vinhos. “Eu adoro vinho, é minha grande paixão. Estou sempre estudando e me aperfeiçoando”, conta o produtor extremamente satisfeito com os resultados que vem obtendo com o trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário