O Grupo B38, de São Lourenço do Sul/RS, inaugurou, nesta noite (08 de julho de 2021), na entrada da cidade um outdoor. Nele, há uma homenagem ao Presidente Bolsonaro juntamente com a defesa do Voto Impresso e da Contagem Pública dos Votos.
De acordo com o site da Revista Oeste, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do voto auditável deve ser votada nesta quinta-feira, 8. O presidente da comissão especial que analisa a medida, Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), vê dificuldades na admissibilidade do texto. Isso porque ministros do Supremo Tribunal Federal costuraram um acordo com lideranças partidários, com a finalidade de barrar a PEC no parlamento.
Devido à essa união, os caciques das legendas trocaram no colegiado congressistas favoráveis ao dispositivo. O governo articula-se de modo a reverter a desvantagem. Em linhas gerais, o voto auditável prevê a instalação de uma impressora nas urnas eletrônicas. Dessa forma, os equipamentos vão emitir um comprovante do voto do eleitor, para se ter certeza do escolhido. O documento cai numa urna lacrada, para futura auditoria.
Além do Brasil, apenas Bangladesh e Butão usam urna eletrônica sem comprovante do voto, fato que impede a auditoria e comprovação do registro eletrônico da votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário