A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade
Seguindo os protocolos de distanciamento indicados pelos órgãos de saúde, a Sala do Empreendedor de São Lourenço do Sul recebeu na sexta-feira, 04/12, o Selo Ouro. A certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.
O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões certificação tiveram prazo até 25/09 para se inscreverem à certificação. A segunda acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13/10 até 12/11.
"Ficamos honrados com o reconhecimento da Certificação Selo Ouro da Sala do Empreendedor, pois o empreendedorismo é um dos principais fatores para o desenvolvimento de um município, portanto empreendedores merecem todo nosso empenho junto a Sala do Empreendedor", afirma o Secretário de turismo indústria e comércio Junior Braga.
O Analista de Articulação Territorial Sebrae Regional Sul Fabrício Burkert lembra que, em 2019, São Lourenço do Sul recebeu o Selo Bronze e, a partir do resultado, construiu seu plano de ação com melhorias em seus processos e serviços oferecidos aos empreendedores que culminou, em 2020, no Selo Ouro.
“Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”, complementa o gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi.
Saiba mais
Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual).
Nenhum comentário:
Postar um comentário