terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Legislativo reconhece o papel fundamental e a importância dos 10 anos da FURG em São Lourenço do Sul

O Poder Legislativo de São Lourenço do Sul realizou na noite de segunda-feira (21), uma Sessão Especial Online com entrega de uma placa em homenagem à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pelos 10 anos de instalação do Campus em São Lourenço do Sul.  A homenagem contou com a participação da Reitora da Universidade Cleusa Sobral Dias e também do diretor do Campus São Lourenço do Sul Eduardo Saldanha Volgemann, respeitando os protocolos de saúde referentes ao Coronavírus. O ato oficial teve transmissão através do YouTube e Facebook da Câmara Municipal e também pela Rádio São Lourenço AM 1.190.


A Reitora Cleusa Sobral Dias agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal de São Lourenço do Sul. “Eu quero parabenizar toda a comunidade lourenciana, essa Câmara Municipal, assim como o Executivo, por terem pensado na educação como possibilidade de desenvolvimento. Não tem nação, município e estado se não tem ciência", destacou Dias. 

Cleusa Sobral Dias também destacou o papel das universidades no desenvolvimento do município e região onde estão inseridas. "As universidades federais tem uma responsabilidade não só na formação, mas no desenvolvimento da pesquisa; e da extensão, uma ação que trata diretamente com as comunidades. Está envolvida no desenvolvimento da região e não tem cidade nenhuma que tem uma universidade e ela não se desenvolve." Finalizando, a Reitora informou que a Universidade abriu licitação para construção do primeiro prédio do Novo Campus FURG. No valor de R$4.200.000,00, o espaço será multiusuário, sendo ocupado pela Administração do Campus, laboratórios e salas de aula.

O diretor do Campus FURG em São Lourenço do Sul Eduardo Volgemann agradeceu o apoio das gestões anteriores, da administração atual da Prefeitura e da Câmara de Vereadores na implantação e no desenvolvimento da Universidade, que hoje se firma como referência regional a partir de esforços coletivos.  "Hoje aqui a gente tem uma proximidade muito grande (com os produtores). A gente tem uma interação muito grande, são muitos projetos de extensão que auxiliam na resolução de problemas sociais, econômicos e na valorização da cultura do município", frisou Volgemann.

A homenagem foi proposta dos seguintes vereadores: Márcia Lucas, Ronei Schmalfuss e Rodrigo Seefeldt, com aprovação unânime dos vereadores de todas as Bancadas. Em nome da Bancada do PT, proponente da homenagem, o vereador Rodrigo Seefeldt, destacou a necessidade da ampliação do novo Campus da Universidade. "A FURG tem que estar inserida em todo o processo de desenvolvimento do nosso município, contribuindo com o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento local e o desenvolvimento econômico. A universidade é nossa, de São Lourenço do Sul, da região. Faz parte do nosso contexto, debate temas importantes, possui cursos importantes, que dialogam com o dia-a-dia do nosso município e que se faz presente em todas as discussões", destacou Seefeldt.

Atualmente, o Campus São Lourenço conta com 38 docentes, 18 técnicos administrativos em educação, 13 servidores terceirizados e 224 alunos. A FURG desempenha um papel fundamental no município, contribuindo para o crescimento cultural, científico, econômico e social da comunidade lourenciana. O presidente da Câmara Luis Weber (PT) agradeceu a contribuição da FURG ao município. "Tenho absoluta certeza que toda a população do município vai se engajar para que sejam concluídos os projetos de instalação do espaço físico do novo Campus desta instituição aqui em São Lourenço", finalizou a homenagem Weber.  O Campus São Lourenço do Sul visa contribuir com o desenvolvimento regional focado na sustentabilidade, estimulando a economia da região com cursos voltados à realidade local, envolvendo a preservação dos ecossistemas costeiros e oceânicos. São ofertadas vagas nos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Letras – Português e Literatura.

Texto dos Jornalistas 

Diego Freitas e Gabriela Schmalfuss Borges
Assessores de Imprensa 
Bancada do PT na Câmara de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário