Na noite de sábado (12), foram conhecidas as duas composições vencedoras do 24º Pérola Em Canto. As composições “Bordonas” na linha campeira e “Sobre a Folha de Papel” na linha manifestação regional classificaram-se para o 32º Reponte da Canção, concorrendo no domingo (13). Além do anúncio das composições vencedoras, a segunda noite de festival também foi marcada pelo show da dupla Kleiton e Kledir. Com sucessos como “Deu pra ti”, “Canção da Meia Noite”e “Vira virou”, os pelotenses encantaram os presentes no palco do Galpão Crioulo.
A composição vencedora na linha campeira, a milonga “Bordonas”, tem letra e música de Adão Quevedo. Vencedora na linha manifestação regional, a milonga “Sobre a folha de papel”, tem letra de Eduardo dos Santos Kern, música de Cristiano Vieira e arranjo coletivo. Ambas as composições conquistaram o título de melhor arranjo instrumental. “No meu Costado” conquistou o troféu de melhor poesia na campeira, com letra de Raphael Madruga. Na linha manifestação regional, a composição “Da armada ao Caverá”, com letra de Mauro Rosa e Darcy Rosa conquistou o troféu de melhor poesia. Em 2016, o Pérola Em Canto recebeu 78 inscrições, sendo 47 na linha manifestação regional e 31 na linha campeira. Destas, dez foram selecionadas para se apresentarem durante o evento, sendo cinco em cada linha.
As composições foram avaliadas na linha campeira por Juliano Moreno, Cícero Camargo e Lisandro Amaral. Na linha manifestação regional, as composições foram julgadas por: Paulo Timm, Caio Martinez e Kadinho Freitas. Os jurados foram eleitos pelo público durante a 31ª edição do Reponte da Canção e são responsáveis por escolher as vencedoras do 24º Pérola Em Canto e do 32º Reponte da Canção.
Os jurados da 33ª edição do Reponte da Canção e do 25º Pérola Em Canto puderam ser escolhidos através de votação popular durante a noite de sábado (12) por todos os presentes no festival. Os nomes dos escolhidos serão anunciados na noite de domingo (13).
A segunda noite de festival contou com a exibição do vídeo de abertura do 32º Reponte da Canção, produzido por Gabriela Lamas, com texto de Maurício Raupp, integrante da Comissão Organizadora, a execução do Hino Rio-Grandense por Ane Lise Severo, e a abertura cênica com apresentação do DTG Amigos da Querência. Em seguida, se apresentaram os jurados do 32º Reponte da Canção e 24º Pérola Em Canto.
Após, foram apresentadas as composições concorrentes ao 24º Pérola Em Canto – “Ao som do guitarreiro” e “Bordonas” na linha campeira e “Encantamento” e “Fotografa-me a alma” na linha manifestação regional – e as composições concorrentes ao 32º Reponte da Canção – “Passarinho, homem que avôa” e “O assombro dos sobrados” na linha manifestação regional e “Quarador”, “Dobradiça de cancela” e “Semente de luz” na linha campeira.
Na praça de alimentação, um animado público acompanhou os shows da dupla César Oliveira e Rogério Melo e o grupo Garotos de Ouro.
Terceira noite de festival
A terceira e ultima noite do festival, no domingo (13), será marcada pela entrega da premiação e anúncio das composições vencedoras do 32º Reponte da Canção. As atividades no Galpão Crioulo tem início com a apresentação das 16 músicas concorrentes. Na noite de domingo (13), também serão anunciados os jurados do 33º Reponte da Canção e 25º Pérola Em Canto. Na ocasião, o humorista Guri de Uruguaiana se apresenta no palco do Galpão Crioulo.
Durante o 31º Reponte da Canção, são realizados paralelamente 11º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”, a 12ª Feira de Economia Solidária. Na tarde de domingo (13), a partir das 17 horas, a banda ½ Bossa Nova e Rock’N’Roll se apresenta durante o Projeto Pôr do Som. O 11º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança” continua, a partir das 10 horas, na categoria concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário